Acorda Cidade
Quem gosta de viajar aproveitando a paisagem e fazendo paradas para conhecer diferentes lugares, poderá usufruir de tudo isso ao viajar de carro no Mercosul. É preciso apenas ter atenção porque estará dirigindo em diferentes países e eles possuem regras específicas de trânsito.
Enquanto estiver planejando a viagem, é preciso ficar atento não apenas na manutenção do carro, se ele possui um seguro auto e se o roteiro está correto.
Um dos pontos de atenção deve ser em relação à documentação, tanto do veículo como dos ocupantes. Qualquer problema com ela pode fazer com que sua viagem seja interrompida.
Veja o que é preciso para viajar de carro no Mercosul.
Carteira Nacional de Habilitação
Para viajar de carro no Mercosul poderá utilizar a mesma CNH válida no Brasil, não é necessário uma habilitação internacional. Assim como no nosso país, é preciso que o documento esteja dentro do período de validade.
CRLV do veículo no nome do condutor
O certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV) deve ser obtido anualmente pelos motoristas e precisa estar em nome do condutor. Essa regra é válida nos países do Mercosul e, se não for seguida, a entrada no país pode ser proibida.
O que pode acontecer é que no caso de veículos financiados ela pode estar em nome do banco. Já os carros emprestados estão em nome de outra pessoa e nesses casos apenas o CRLV não será suficiente.
Será preciso ter uma declaração do Ministério das Relações Exteriores com todos os dados do veículo e assinatura do proprietário com registro em cartório.
Somente no Ministério os trâmites demoram cerca de 20 dias, por isso, se pretende viajar com o carro, deve começar esse preparativo com bastante antecedência.
Documento de identificação para viajar de carro no Mercosul
É indicado que todos os ocupantes do veículo tenham seus documentos de identificação pessoal, como o RG ou passaporte válidos.
O que muita gente não sabe é que o RG possui validade de 10 anos e ele deve estar no período de vigência para que seja aceito. Se o documento estiver vencido é preciso providenciar outro antes de pegar a estrada, pois a CNH não irá substitui-lo.
Seguro Carta Verde
O seguro auto que se usa no Brasil é válido apenas em território nacional, quando se vai viajar de carro no Mercosul, outro tipo de seguro se faz obrigatório.
Conhecido como Carta Verde, esse é um documento emitido pelas seguradoras que cobre acidentes com terceiros ocorridos no Mercosul. Isso significa que se causar um acidente, os danos nos outros carros serão cobertos.
O Chile não exige o Carta Verde, porém para que chegue até ele será preciso apresentar o documento em outros países no meio do caminho.
Esses são os documentos necessários para viajar de carro no Mercosul e não podem faltar para que a viagem não seja interrompida. Além deles, é preciso ficar atento a outras exigências de cada país, como triângulo de sinalização, extintor de incêndio e outros itens obrigatórios pela legislação local.
Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros