Educação

Escolas da rede municipal são premiadas por trabalhos sobre erradicação do trabalho infantil

Alunos entre 9 e 14 anos participaram do trabalho.

Daniela Cardoso

Produções culturais assinadas pelos estudantes da Rede Municipal de Educação foram premiadas nesta quinta-feira-feira (17) no Prêmio Ministério Público do Trabalho na Escola. Cada uma das 13 escolas municipais participantes teve uma turma selecionada para participar do prêmio. Alunos entre 9 e 14 anos participaram do trabalho.

De acordo com a professora Norma Tessia, da Escola Municipal Rosa Maria Esperidião Leite no distrito da Matinha, foi um tema prazeroso de trabalhar e o prêmio significa reconhecimento. “Inicialmente tive um certo receio pelo tema em virtude do medo de encontrar crianças que tivesse na situação de exploração, mas a gente fez um trabalho de investigação, levantamento de conhecimentos prévios para depois aprofundar no tema, que foi muito bom de trabalhar”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Social, Pablo Roberto, informou ao Acorda Cidade que o trabalho foi desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Social e de Educação do município. As escolas que melhor apresentaram esse resultado foram contempladas com kits compostos com impressora, computador, papel ofício e mochila para os alunos.

“Temos na secretaria de Desenvolvimento Social o PET, que é um trabalho de erradicação do trabalho infantil, e o objetivo do Ministério Público do Trabalho é fazer essa campanha, fazer o enfrentamento a toda e qualquer forma do trabalho infantil, então foi feito um trabalho de acompanhamento com 15 escolas em todo o município e essas escolas, através dos seus alunos, acompanhados pela nossa equipe, selecionaram 15 trabalhos apresentados por esses alunos com essa temática”, explicou.

O secretário informou ainda que o trabalho aconteceu nos territórios onde existem alguns tipos de ocorrência de trabalho infantil. Segundo ele, os melhores trabalhos que foram selecionados trazem a realidade da comunidade e narram algum tipo de trabalho infantil.

A procuradora do trabalho, do Ministério Público do Trabalho, Annelise Leal Pereira, explicou que o trabalho infantil é aquele trabalho feito por jovens abaixo de 16 anos. “O trabalho infantil deve ser combatido com a implementação de políticas públicas e essas políticas precisa conscientizar a sociedade, pois um dos grandes impasses é a aceitação da sociedade. A gente precisa trabalhar isso para que as pessoas entendam que o trabalho infantil é prejudicial”, destacou em entrevista ao Acorda Cidade.

Segundo Annelise Leal Pereira, o trabalho infantil ainda não é crime. Segundo ela, existe um projeto de lei pra criminalizar essa conduta. Porém, conforme explicou, quem pratica o trabalho infantil pode ser punido. “Essa pessoa vai ser investigada no MPT no âmbito de um inquérito civil e também ser autuado pelo Ministério do Trabalho e ter que pagar uma multa”, informou.

Escolas premiadas

1 ESCOLA RUBENS CARVALHO /PAMPALONA
2 ESCOLA DR FRANCISCO MARTINS DA SILVA /MARIA QUITERIA
3 TEODULOBASTOS CARVALHO /MANGABEIRA
4 ROSA MARIA ESPERIDIÃO LEITE /MATINHA
5 CELSO RIBEIRO DALTRO/QUEIMADINHA
6 CELIDA SOARES ROCHA /MANGABEIRA

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários