Acorda Cidade
As manchas de óleo que atingem o litoral da Bahia e dos outros estados do Nordeste chegaram a mais uma praia de Salvador, a Pituba, nesta quarta-feira (16). Com isso, sobe para oito o número de localidades atingidas na capital e 33 no geral. Oito cidades baianas estão contaminadas pelo óleo.
Equipes da Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) estão no local para fazer a remoção das manchas. Além disso, a Limpurb também removeu novas manchas de óleo na praia do Jardim dos Namorados, também nesta manhã.
Ainda não há um balanço de quantos quilos foram retirados da praia nesta quarta. O estado decretou situação de emergência por causa das manchas, para que seis dos oito municípios atingidos recebam recursos.
As prefeituras estimam que mais de 50 toneladas já foram retiradas das praias. Na quinta-feira (15), os ministérios públicos da Bahia e Federal entraram com ação civil pública contra da União e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), por causa do óleo que atinge o Nordeste.
Localidades afetadas na Bahia:
Salvador:
Piatã (praia);
Praia do Flamengo (praia);
Jardim dos Namorados (praia);
Jardim de Alah (praia);
Praia de Placaford (praia);
Rio Vermelho (praia);
Ondina (praia);
Pituba (praia);
Lauro de Freitas (cidade limítrofe – RMS):
Vilas do Atlântico (praia);
Camaçari (47 km – RMS):
Arembepe (praia);
Guarajuba (praia);
Itacimirim (praia e manguezal);
Jauá (praia);
Rio Pojuca (rio);
Mata de São João (61 km – RMS):
Praia do Forte (praia);
Imbassaí (praia);
Santo Antônio (praia);
Costa do Sauípe (praia);
Entre Rios (142 km):
Subaúma (praia);
Porto de Sauípe (praia);
Massarandupió (praia);
Esplanada (170 km):
Baixio (praia);
Mamucabo (praia);
Conde (186 km):
Barra da Siribinha (praia);
Barra do Itariri (praia);
Sítio do Conde (praia);
Poças (praia);
Jandaíra (205 km):
Coqueiro (praia);
Mangue Seco (praia);
Três Coqueiros (praia);
Costa Azul (praia);
Rio Itapicuru (rio);
Rio Real (rio);
Manchas de óleo na Bahia
As manchas começaram a chegar na Bahia no dia 3 de outubro, cerca de um mês após o início do problema no Nordeste. Mais de 150 praias já foram afetadas pelo óleo em toda a região.
Por causa da aparição do óleo, o Projeto Tamar suspendeu a soltura de filhotes de tartaruga, para preservar os animais que são desovados na Bahia. Segundo o Projeto, os filhotes correm risco de morte se entrarem em contato com a substância.
No dia 10 de outubro, pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) informaram que o óleo que atinge o litoral do Nordeste foi produzido na Venezuela.
Apesar da afirmação dos pesquisadores, o governo de Nicolás Maduro nega que a Venezuela é responsável pelo petróleo que atinge as praias do litoral nordestino.
Fonte: G1