Acorda Cidade
O vereador José Carneiro Rocha, que está a frente da prefeitura de Feira de Santana de forma interina, durante uma viagem internacional de Colbert Martins Filho, até a próxima quinta-feira (17), esteve nesta segunda-feira (14) no Complexo de Delegacias, no bairro Sobrinho, onde conversou com o coordenador de Polícia Civil, delegado Roberto Leal, sobre a instalação de um posto de delegacia digital no Centro de Abastecimento.
Segundo José Carneiro, esse serviço já existe e a ideia é facilitar a prestação da queixa com relação aos delitos que ocorrem no local.
“O Centro de Abastecimento é um local extremamente frequentado e a gente sabe que lá acontecem, constantemente, pequenos delitos e até crimes grandes, como ocorreu recentemente com um delegado de polícia que acabou assassinado. A gente tem conhecimento que o governo do estado, através da Secretaria de Segurança Pública, tem o programa delegacia digital, onde o cidadão pode entrar no site e prestar a queixa, então tivemos essa ideia”, afirmou em entrevista ao Acorda Cidade.
Como funcionará
De acordo com o prefeito interino, a ideia é deixar a disposição funcionários da prefeitura para atender o cidadão que por ventura tenha sido lesado no Centro de Abastecimento e posteriormente um guarda municipal seria designado para buscar na delegacia a certidão do Boletim de Ocorrência.
Ele observa que muitas vezes o cidadão não presta queixa por que não quer perder tempo para ir para a delegacia e acredita que com a delegacia digital irá facilitar para a população e contribuir para o trabalho da polícia, que poderá observar os horários e as características dos furtos.
José Carneiro informou ainda que já existe uma estrutura montada e que já conversou com o secretário Pablo Roberto, que responde pela secretaria de Prevenção a Violência (Seprev). O prefeito interino disse ainda que no Centro de Abastecimento existe um local apropriado, onde atualmente funciona a Guarda Municipal.
O coordenador de polícia, delegado Roberto Leal, reconheceu que existe uma subnotificação das ocorrências, principalmente na região do Centro de Abastecimento, em relação aos furtos e roubos. Ele considera que a delegacia digital seria um facilitador para que as pessoas tenham acesso ao sistema que já existe para o registro da ocorrência.
“A gente sabe que muitas pessoas acabam sendo vítimas no início da manhã ou madrugada e algumas vezes elas não são de Feira de Santana e não procuram a delegacia para fazer o registro da ocorrência, então a ideia é excelente e estamos vendo alguns ajustes para que isso possa ocorrer. Existe um aspecto burocrático, mas o mais breve possível vamos ter uma resposta para a comunidade”, disse.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade