Acorda Cidade
Em agosto, o volume das atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia teve os maiores crescimentos do país, tanto na comparação com julho (0,9%), na série com ajuste sazonal, quanto frente a agosto de 2018 (2,8%). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (11) pelo Instituto Brasileiro (IBGE).
Nas duas comparações, foi o quarto resultado positivo consecutivo para o turismo baiano.Segundo o IBGE, no confronto com julho (0,9%), a Bahia foi o único estado do país em que o volume das atividades de serviços ligadas ao turismo cresceu. O resultado nacional foi negativo (-4,2%).
Na comparação com agosto do ano passado, o desempenho do turismo no país como um todo também foi negativo (-2,9%).
Com os resultados de agosto, as atividades de serviço ligadas ao turismo na Bahia mantiveram o desempenho positivo no acumulado no ano de 2019 (2,3%) e nos 12 meses (2,5%).
Considerando esses dois índices, o turismo no estado tem o melhor ano desde 2014, quando, em agosto, as variações eram 10,8% e 9,0% respectivamente.
No Brasil como um todo, o agregado de atividades ligadas ao turismo cresce acima da Bahia tanto no acumulado no ano (2,4%) quanto nos 12 meses encerrados em agosto (2,9%).