Acorda Cidade
Cerca de 300 caratecas participaram da I Copa Feira de Santana de Karatê domingo (6), durante todo o dia. As disputas pelas medalhas na Tala Mestre Lula Fan aconteceram no Ginásio Municipal de Esportes. Pela primeira vez, o município promoveu uma competição de alto rendimento deste esporte.
Subiram ao tatame caratecas, a partir de quatro anos de idade, de Salvador, Alagoinhas, Irará, Senhor do Bonfim, além dos feirenses. A copa foi aberta à participação de todas as entidades que fazem este esporte, segundo o presidente da Associação de Karatê da Bahia, Emerson Brito.
“É uma oportunidade para que atletas de todas as idades participem de uma competição de alto nível e que sejam observados os níveis técnicos entre eles e que haja uma importante troca de experiência”, afirmou o dirigente da AKB, que também é diretor do Departamento de Esportes do Município.
Os atletas mostraram técnicas refinadas nos combates, chamados de kumitê, e durante as lutas imaginárias, movimentos denominados de katá. As arquibancadas do ginásio ficaram lotadas. A entrada foi franca.
O vice-presidente da FKB, Alberto Matos, disse que a disputa é esportiva – não existe a intenção de desferir golpes usando a força. “Mas todos os atletas disputaram as medalhas, que gostam de ganhar”. Afirma que são nestas competições que os caratecas desenvolvem o respeito ao próximo, a vontade de competir e disputar.
A competição foi realizada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e pelo Departamento de Esportes da Prefeitura.
As informações são da Secom Feira.