Acorda Cidade
Quem já viveu o drama de um câncer sabe o que mês de outubro representa. Chamado de Outubro Rosa, este mês é dedicado à informação, prevenção e ao combate ao câncer de mama e do colo do útero. Além da devastação que a doença causa, o tratamento é particularmente cruel com as mulheres, que muitas vezes perdem o cabelo para obter a cura: um golpe na saúde e na autoestima.
Visando ajudar às mulheres nesta questão o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), através do Grupo de Trabalho Humanizado, lançou a campanha Corte Solidário neste Outubro Rosa, o objetivo é incentivar as pessoas a doarem cerca de 15 cm de seus cabelos para confecção de perucas para crianças e mulheres assistidas pela Associação de Apoio a Pacientes com Câncer (AAPC).
A abertura oficial, foi realizada nesta quinta-feira (3) às 9h, com uma ação no corredor do hospital que contou com uma palestra com Paulo Amâncio, voluntário da AAPC e apresentação cultural: voz e violão com o artista Delson Rodrigues. Um dos momentos mais significativo foi o corte de cabelo solidário realizado por funcionários da instituição. A primeira a cortar o cabelo foi a assistente social, Karina Carvalho, em seguida o fisioterapeuta André Bernardes, ação contagiou outros servidores que já fizeram várias doações para o banco de mechas.
De acordo com Ayrani Cerqueira, coordenadora do GTH, a campanha vai continuar até o final de mês. “Todas as sextas-feiras de outubro o GTH vai premiar o funcionário mais bem caracterizado de “rosa” e quem desejar doar cabelos para o banco de mechas pode nos entregar que vamos direcionar para fazer as perucas para estes pacientes que terão sem dúvida alguma uma melhora em sua autoestima”, concluiu Ayrani.