Andrea Trindade
O posicionamento estratégico, a logística e o número de motocicletas na cidade de Feira de Santana, bem como o preparo do Senai em ofertar de cursos técnicos foram fatores determinantes para a Yamaha Motor do Brasil, selecionar a cidade para sediar um de seus centros de treinamento, o primeiro a ser instalado no nordeste e o segundo no país. Além disso, o Senai é parceiro da empresa com quem converge a mesma metodologia, como afirma Eduardo Ugaji, chefe de treinamento e produtos da Yamaha.
“É uma região estratégica, é bem localidade. Fica perto da capital também. Foi uma decisão cirúrgica. Na prática os alunos do Senai já são reconhecidos pelos nossos concessionários, já existem muitos empregados pela nossa rede, e a ideia da Yamaha é cada vez mais incentivá-los. São profissionais que saem prontos para o mercado altamente capacitados, sem vícios, que é muito importante no pensamento processual, e pensando sempre na satisfação o cliente que é muito importante para nós. Feira seria o principal cento e há planos para Recife em Pernambuco também”, informou.
De acordo com Antonyony Santana, gerente do Senai Feira, Feira de Santana ocupa a 27ª posição em número de motocicletas no país, isso significa que ela tem mais motos que muitas capitais e é comparada com as cidades paulistas de São Bernardo do Campo e Campinas em número de veículos duas rodas.
Cursos
Segundo o Antonyony inicialmente os cursos do serão ofertados para a equipe da Yamaha, mas haverá cursos abertos para a comunidade, sendo que um deles será gratuito.
“A Yamaha está instalando diversos centros no Brasil a fora e Feira de Santana foi contemplada. Esse curso incialmente é para a equipe da Yamaha, mas posteriormente será ofertado também para a comunidade, sendo que a primeira turma aberta ao público, com 40 vagas, será gratuita. Será um curso semipresencial. E posteriormente vamos abrir mais cursos para a comunidade em que os alunos poderão se qualificar dentro do laboratório Yamaha. Esse curso gratuito tem 280 horas e 20% dele é presencial, dentro do Senai. Serão contemplados pessoas da comunidade, que deverão entrar no site do Senai, através do link que vamos divulgar para fazer a inscrição. Devem ser alunos com ensino médio incompleto, não tem idade mínima, que atenda aos requisitos do curso, e tenha vontade de concluir o curso. Temos essa dificuldade, muitos não ficam até o final”, informou.
O gerente do Senai destacou que o mercado no ramo de motocicletas está aquecido e precisa de mão de obra qualificada.
“Percebemos que é um mercado ainda informal de manutenção de motocicletas e a gente entende que ainda tem muita mão de obra para qualificar, e o Senai é o ambiente mais preparado para atender essa demanda”, afirmou o gerente ao Acorda Cidade.
Ele informou que nos cursos os alunos terão aulas de segurança no trabalho, manutenção elétrica e manutenção de motores, ambiente de oficina e organização de oficinas, e entenderão todos os funcionamentos de uma motocicleta.
“É um curso completo que um aluno que sai bem formado desse curso consegue prestar qualquer serviço logo após o término do curso”, destacou.
Segundo o Senai, “o Centro de Treinamentos do Senai de Feira de Santana é o mais moderno do país e reproduz um ambiente idêntico ao de uma concessionária da Yamaha, dotada do dispositivo de diagnóstico Yamaha Diagnostic Tool (YDT) e ferramentas especiais. Os alunos que terão acesso ao que há de mais moderno em equipamentos e ferramentas da mecânica voltada para motocicletas”.
Ainda segundo o Senai, a “iniciativa faz parte de um programa iniciado em janeiro deste ano, e que prevê a inauguração de oito centros de treinamento padronizados no país. A primeira unidade a ser inaugurada foi a de Porto Alegre. Os demais centros de treinamento serão instalados nas unidades do Senai de Belo Horizonte (MG), Jacarepaguá (RJ), Iracemápolis (SP), Bauru (SP), Belém (PA) e Recife (PE)”.