Acorda Cidade
O Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (SIAST) do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) completou 10 anos. Trata-se de um setor que tem como uma das suas principais finalidades “cuidar de quem cuida”. Estamos falando de uma tarefa nada facial por se tratar um hospital de grande porte como o Clériston Andrade.
Para comemorar a data o setor promoveu neste sábado (28) uma caminhada ecológica dentro da área verde do batalhão do 35º BI, em Feira de Santana e nesta segunda-feira (30) uma ação de impacto no corredor principal da unidade com vários serviços de saúde voltados ao trabalhador do hospital.
O SIAST foi criado há 10 anos para prevenir e promover a saúde do trabalhador. Atualmente, conta com uma equipe formada por médico do trabalho, enfermeira do trabalho, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, técnico em segurança do trabalho, técnico em enfermagem e auxiliar administrativo, além da parceria com outros setores e núcleos, como a psicologia, fisioterapia, nutrição, Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (NUGTES) e Grupo de Trabalho Humanizado (GTH).
De acordo com Ivani Araújo, o SIAST/HGCA segue a política nacional de saúde do trabalhador, preconizando ações de melhorias das condições ambientais, organizacionais e interpessoais na unidade hospitalar.
“Fazemos um trabalho de escuta ativa, acolhimento do trabalhador e estamos implementando diversos projetos que priorizam a visão global dos trabalhadores, como através do oferecimento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde”, afirmou Ivani informando que inclusive o setor foi premiado na VII mostra de pesquisa do HGCA com o relato de experiência “Ações do Serviço Integrado de Atenção a Saúde do Trabalhador do HGCA: Implementando uma visão holística do trabalhador”.