Acorda Cidade
As inscrições para a segunda edição do Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local, em Feira de Santana, terminam no próximo dia 7 de outubro. O prêmio seleciona 10 instituições, artistas, coletivos ou manifestações do patrimônio imaterial de Feira de Santana para receberem formações, acompanhamento em ações durante oito meses e prêmios de até 10 mil reais em dinheiro.
Confira o edital
Inscreva-se aqui
Os selecionados participarão da Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular, que acontecerá em março de 2020 e contarão com apoio para o fortalecimento de seu trabalho, com encontros formativos, ações de acompanhamento e orientação para o planejamento e a execução dos projetos.
Para entender melhor sobre o Prêmio, o edital e os critérios de participação segue o link do regulamento: https://drive.google.com/file/d/1glQ_aLXIbpFRpm9ZD7s56bP_bzo5L7j0/view
Formações em Gestão, Comunicação e Produção Artística são algumas das ações de fortalecimento para as instituições apoiadas pela iniciativa. O programa, que acontece desde 2016, identificou, a partir de um diagnóstico, oportunidades para potencializar iniciativas feirenses: capacitação de gestores e produtores culturais, estímulo à discussão sobre o cenário local e proposição de novos caminhos para o setor. As inscrições estão abertas desde o dia 26 de agosto.
Promovido pelo Belgo Bekaert Arames e realizado em parceria com a ONG Favela é Isso Aí, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local, contemplou, em 2018, nove iniciativas com até 7 mil reais para desenvolvimento de suas ações, que puderam ser conferidas na Mostra Final, realizada em novembro na Praça Fróes da Motta. Com os recursos do Prêmio foram realizados 58 eventos, contemplando cerca de 200 artistas e 23 territórios/instituições. Ao todo, mais de 5 mil pessoas participaram dos eventos realizados pelos coletivos e projetos beneficiados.
.
O regulamento do Prêmio com detalhes para participação está disponível para consulta em:
https://drive.google.com/file/d/1glQ_aLXIbpFRpm9ZD7s56bP_bzo5L7j0/view
César Maurício, diretor da ONG Favela e Isso Aí e coordenador artístico das mostras destaca: “É de fundamental importância que esta oportunidade seja de conhecimento de toda a comunidade de Feira de Santana, principalmente dos produtores, artistas e empreendedores culturais locais. Por meio deste Prêmio queremos atingir grupos das culturas populares, moradores dos distritos de Feira de Santana e coletivos que fazem de sua arte e de sua cultura um fator de transformação social e desenvolvimento local”.
Rosana Neder, Gerente de RH da Belgo Bekaert Arames em Feira de Santana reforça o papel da empresa ao colaborar com o cenário cultural local, por meio do apoio às iniciativas do município “A Belgo Bekaert Arames reconhece a riqueza e a diversidade cultural de Feira de Santana e por isso prioriza o investimento que incentive e colabore para a formação e desenvolvimento dos artistas e grupos da cidade”.
A Mostra da Diversidade Cultural é uma realização da ONG Favela é Isso Aí, Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania e Governo Federal e Belgo Bekaert Arames, viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Os parceiros e apoiadores locais são a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e a Prefeitura Municipal de Feira de Santana.