Acorda Cidade
Mototaxistas de Feira de Santana realizaram uma manifestação nesta terça-feira (24), dia da categoria. A mobilização começou na Praça do Fórum e terminou em frente à prefeitura. De acordo com a presidente do sindicato dos mototaxistas, Hulda Barros, a manifestação ocorreu porque no dia 5 de abril de 2018 foi publicada a Lei 3815, que dá a autorização à categoria o direito de trabalhar, mediante a finalização da Lei 2244, que tratava a categoria com forma licitatória.
“Como não foi publicado edital ainda, gostaríamos de entender. Foi uma manifestação ordeira, porque nós queremos apenas ser vistos. Nós estamos nos sentindo invisíveis, porque Feira de Santana hoje está com o sistema de profissionais de trânsito bem caótico, porque não temos fiscalização para nós, mototaxistas. E hoje dentro de Feira de Santana toda pessoa que tem uma moto está fazendo serviço de mototáxi, seja por aplicativo ou não. Então há a necessidade de fiscalização”, afirmou a sindicalista.
Ela informou ainda que com a publicação do edital a categoria terá melhores condições de trabalho e reconhecimento da sociedade.
“Estamos sentindo na pele a falta da publicação do edital e a queda do nosso ganho. Quando for publicado vai melhorar a nossa situação, porque a sociedade verá que nós temos qualificação. Hoje quem menos empregou investiu 1 mil reais na qualificação através do curso, exigido pelo Contran e já temos número suficiente para publicação do edital. Não é interessante para nós estarmos trabalhando na ilegalidade. Isso é prejuízo financeiro e emocional para nós”, disse.
Com informações e fotos do repórter Paulo José do Acorda Cidade.