Feira de Santana

Feira vai sediar campeonato de voo livre neste fim de semana; recordista mundial de saltos está entre os participantes

São esperadas as presenças de participantes de Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, São Paulo e Rio de Janeiro.

Acorda Cidade

A 1ª etapa do Campeonato Baiano de Voo Livre será realizada em Feira de Santana no próximo fim de semana, dias 28 e 29 de setembro, pela manhã e tarde. O evento será no Morro de São José, povoado Pé de Serra, no distrito de Maria Quitéria, e deverá reunir cerca de 50 pilotos, que irão competir pelo ranking baiano.

Paraquedista Henrique "Sabiá" (Foto: Reprodução/GShow)

Entre eles está o recordista brasileiro de saltos de paraquedas e base jumper Luiz Henrique Tapajós Antunes dos Santos, conhecido como Sabiá. Vencedor de prêmios nacionais e internacionais, Sabiá acumula mais de 14 mil saltos de mais de 300 tipos de aeronaves, fez parte do quadro de aventuras do Domingão do Faustão e seus voos foram destaque no Fantástico e Esporte Espetacular.

São esperadas as presenças de participantes dos estados de Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, São Paulo e Rio de Janeiro.

A organização do campeonato é da Federação Baiana de Voo Livre e Associação Feirense de Voo Livre e conta com o apoio da Prefeitura Municipal. Neste ano, a Federação Baiana promoverá mais duas etapas, sendo a próxima em Santa Teresinha, nos dias 19 e 20 de outubro, e em Jacobina de 15 a 17 de novembro.
Quatro mulheres estão entre os participantes sendo que três delas concorrerão no parapente. A outra é a piloto de asa delta e presidente da Associação Feirense de Voo Livre, Karoline Oliveira, que pratica voo livre há 15 anos.

Foto: Luis Troina/Secom

Segundo Karoline, Morro de São José, em Feira de Santana desponta hoje como um dos melhores pontos para turismo de aventura e voo de Cross Country no estado. Além disso, possui um mirante com uma vista muito bonita para o distrito de Maria Quitéria e para a cidade, e uma trilha para outro mirante com vista para Jaguara, Rio Jacuípe e Tanquinho. O local também é ideal para voo de asa delta em dias com pouco vento.

“Pretendemos trazer uma etapa do Campeonato Baiano para cá todos os anos. Para isto, esta etapa precisa ser um sucesso. Para o bom desempenho dos competidores, é preciso coragem, determinação, sensibilidade e, principalmente, treino. Uma boa frequência de voo é determinante na evolução do piloto, pois ele estará sempre melhorando a sua técnica e ainda terá maior chance de aproveitar condições climáticas favoráveis para voos mais longos. O sertão possui condições climáticas ideais para gerar ‘térmicas’, que fazem com que asas e parapentes subam mais e consigam ir mais longe. Associado a isto, nosso relevo e malha viária são excelentes para voos distantes e mais seguros. Acreditamos que recordes de distância serão quebrados aqui”, informou. 

O evento começa as 8h e terá voos até as 16h.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários