Feira de Santana

Hackathon Nasa Space Apps Challenge acontece entre 18 e 20 de outubro

Eventos na modalidade Hackathon já foram realizados anteriormente em Feira de Santana, entretanto este terá um viés diferenciado

Acorda Cidade

O sinal do celular e da internet são tecnologias que fazem parte do dia a dia das pessoas. Mas apesar da facilidade que esses recursos proporcionam, podem virar problemas no futuro. Solucionar isto é um dos desafios dos 100 participantes do Hackathon Nasa Space Apps Challenge. O lançamento oficial do evento aconteceu na quarta-feira (28), na cúpula do planetário do Museu Parque do Saber, e reuniu professores, estudiosos e alguns participantes ansiosos para iniciar a jornada, que acontece entre os dias 18 e 20 de outubro.

Eventos na modalidade Hackathon já foram realizados anteriormente em Feira de Santana, entretanto este terá um viés diferenciado. “O da NASA é diferente, pois traz diversos problemas que atinge diversas áreas da humanidade. Daí o participante pode fazer uso de um vídeo, de um game, fazer uso de uma história. Pode fazer uso do que for, a solução é a equipe que escolhe, e depois nós temos uma banca de jurados que vai avaliar as soluções. E aí existem vários critérios como criatividade, viabilidade, solução viável para ser utilizada”, explica Fabrício Oliveira, coordenador do Hackathon.

Considerado o maior Hackathon do mundo, o evento em Feira de Santana conta com apoio da Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural Egberto Costa. Para o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Junior, a iniciativa mostrará para o mundo o talento e capacidade dos desenvolvedores feirenses.

“No início deste ano nós fizemos o primeiro Hackathon em Feira de Santana. Foi algo que trouxe para a gente um novo olhar para a tecnologia, a inovação, um olhar para os jovens que precisam estar inseridos dentro desse contexto de sustentabilidade e capacidade de trazer pessoas para pensar juntos. E quando foi nos apresentado esse evento, entendemos que esse projeto não era só da FTC e da Prefeitura, era um projeto de Feira de Santana se apresentar para o mundo", ressaltou.

O Museu Parque do Saber foi o local escolhido como espaço de apoio para os participantes. “No Platentário eles tem acesso ao conhecimento sobre o universo, a Terra, e os planetas, as condições em que nós podemos nos deparar com os desafios lançados pela NASA, além do conhecimento sobre os diversos temas que a maratona de desafios lança e que passa pelo que possuímos no planetário. Com isso esperamos que seus participantes estejam tranquilos com esse entendimento sobre os desafios da NASA”, salientou o diretor do Museu, Basilio Fernandez.

As inscrições para participar do Hackathon ainda estão abertas e podem ser feitas através do site www.ftc.br/nasa. O evento é aberto para todos os públicos – não precisa ser um especialista para participar. “Diferente de todos os hackas, o da NASA quer unir pessoas de diversas áreas, não só desenvolvedores, então se a pessoa gosta de tecnologia, é criativo, é cientista, gosta de fazer coisas, é apaixonado por ciência, é uma oportunidade boa”, completa Fabrício.

As vagas são gratuitas e limitadas. Os autores de projetos que passarem para a segunda etapa ganham uma visita ao Space Center da NASA.

As informações são da Secom Feira.


 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários