Economia

Finanças pessoais: como manter um bom planejamento financeiro?

Chegar à saúde financeira é um dos principais desafios dos brasileiros.

Acorda Cidade

De forma geral, a administração de finanças pessoais é um desafio para a sociedade moderna, independentemente da idade. Segundo a Serasa Experian, 63,2 milhões de brasileiros estavam com débito em atraso no mês de abril deste ano. Dados como estes são comuns e revelam a falha na hora de gastar dinheiro e também cumprir com compromissos financeiros, como parcelamentos, financiamentos e outros.

Diante dessa realidade pouco animadora, contar com um bom planejamento financeiro é essencial para evitar o endividamento. Gastar menos do que se ganha é, sem dúvidas, o principal ponto de equilíbrio
para chegar à saúde financeira. Mas outros pontos podem ser auxiliares para chegar a este objetivo.

Entenda mais sobre a estratégia de controle de gastos e veja formas de aplicar em seu dia a dia:

Use ferramentas de controle

No início parece bem chato mesmo, mas usar uma planilha ou um aplicativo de gastos ajuda a enxergar com clareza os gastos e as entradas, de forma a evitar que novos gastos sejam somados à conta no fim do mês. É válido destacar que grande parte dos aplicativos são criados por profissionais que entendem de gestão financeira, formados em faculdade de administração e contabilidade.

Quite suas dívidas

Dívida não é, necessariamente, sinônimo de descontrole financeiro. Imprevistos acontecem com todos e gastos surgem inesperadamente. Nesse sentido, é interessante pensar com cautela antes de comprar parcelando no cartão de crédito. Isso porque as contas podem sair do controle e se tornar uma bola de neve na hora do pagamento. No geral, antes de iniciar uma nova dívida, quite a(s) antiga(s).

Poupe regularmente

Não apenas gastar menos do que ganha e comprar sem se preocupar com o pagamento. Saúde financeira também significa poupar e investir. Como dito, imprevistos acontecem e não há sensação melhor do que cobrir um imprevisto sem ficar endividado. Começando uma poupança mensal, é possível estabelecer um processo acelerado de acúmulo de dinheiro, que poderá ser revertido em bons investimentos financeiros.

Olhando de fora, pode parecer simples conseguir chegar à saúde financeira. No entanto, se fosse tão fácil, não haveria tantos brasileiros endividados. Mas qual é o cerne da questão? Controlar-se. É claro que alguns gastos fixos e variáveis não podem ser remanejados ou contidos. Mas é possível estabelecer prioridades em gastos avulsos, que favorecerão o pagamento das contas fixas do mês. 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários