Saúde Bucal

Saúde bucal infantil: cuidados essenciais os dentes dos pequenos

Bons hábitos adquiridos na infância vão perdurar por toda a vida e isso não seria diferente quando o assunto é saúde bucal das crianças.

Acorda Cidade

Uma boa higiene bucal já deve começar junto à erupção dos primeiros dentes do bebê, o que geralmente ocorre entre os sete e oito meses de idade. Neste momento o pediatra ou odontopediatra deve instruir os pais sobre a melhor maneira de limpar as gengivas e a cavidade bucal dos pequeninos.

Logo virão os dentes de leite e a curiosidade da criança por todos os sabores e texturas de alimentos. Veja algumas medidas importantes para que os dentes se mantenham saudáveis na infância, criando condições favoráveis para sua conservação durante toda a vida.

Alimentação

Crianças adoram experimentar coisas novas e a oferta de doces e guloseimas para a garotada é imensa. Os alimentos ricos em açúcares, como balas, confeitos, chicletes, chocolates e refrigerantes são uma ameaça à saúde durante toda a vida e podem ser ainda mais nocivos à saúde bucal infantil.

Tente manter um cardápio balanceado com frutas, verduras, carnes, leites e legumes desde cedo para que a criança se habitue a consumir alimentos mais saudáveis. Como é praticamente impossível se esquivar das guloseimas, fique sempre atento ao horário das refeições e lanches para realizar as escovações após consumo de alimentos e evitar a formação da temida placa bacteriana e cáries.

Escovação e higienização

Enquanto a criança não tem autonomia para escovar seus próprios dentinhos, um adulto responsável terá de fazê-lo. É muito importante usar escovas de dentes pequenas, com cabeça arredondada e cerdas ultra macias. Use uma pequena quantidade de creme dental especial para crianças, assim como o enxaguante bucal.

Escovar os dentes da criança pode não ser uma tarefa muito fácil, mas é imprescindível que seja feito pelo menos ao acordar, antes de dormir e após as principais refeições do dia. Quando a criança estiver grandinha o suficiente para escovar os próprios dentes, não deixe de acompanhar a escovação e os resultados para garantir que dentes, gengivas e língua estejam limpos.

Flúor

O flúor é uma substância química natural de fonte mineral. Quando adicionado à água, cremes dentais ou mesmo aplicado pelo dentista, o flúor se combina ao esmalte do dente reforçando sua proteção contra acidez dos alimentos e prevenindo ataques bacterianos que provocam as temidas cáries.

Geralmente as companhias de distribuição de água brasileiras adicionam uma parte de flúor ao tratamento da água que abastece as residências. Mesmo assim, vale a pena utilizar cremes dentais infantis com adição de flúor e fazer aplicações periódicas do mineral no dentista para potencializar a proteção dos dentes.

Visitas periódicas ao dentista

Por mais que a saúde dos pequeninos sempre esteja em primeiro lugar, vale a pena que os adultos deem o exemplo. Acostume a criança a visitar o dentista desde cedo, até mesmo antes total desenvolvimento de sua primeira dentição.

Visite o Odontopediatra a cada seis meses para consultas preventivas e limpezas, mesmo quando ainda têm dentes de leite. Um plano odontológico familiar pode ser uma boa opção para que os pequenos se habituem à cadeira do dentista mesmo antes de despontar seus primeiros dentes permanentes.

Dente quebrado: e agora?

Crianças são curiosas, aventureiras e cheias de energia. É exatamente por isso que alguns acidentes são praticamente inevitáveis, incluindo fraturas ou a perda total de um dente. Nessas horas, o ideal é manter a calma (o que é fundamental para também acalmar a criança) e procurar o dentista o mais rápido quanto possível.

Caso a criança se queixe de dor, administre o analgésico recomendado pelo pediatra e, se possível, leve junto o pedaço ou todo o dente fraturado para que o dentista possa avaliar mais precisamente a extensão dos danos e tomar os cuidados necessários.

Fonte: https://www.planodesaude.net/plano-odontologico

Fonte: https://saude.abril.com.br/blog/cuide-da-sua-boca/os-produtos-certos-para-a-saude-bucal-da-crianca/

Fonte: https://delas.ig.com.br/filhos/2017-03-22/saude-bucal-criancas.html

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários