Daniela Cardoso e Ney Silva
Centenas de vendedores ambulantes, a maioria do calçadão da Rua Sales Barbosa, estão ocupando neste momento a galeria da Câmara de Vereadores de Feira de Santana.
Os vendedores vieram em passeata, na manhã desta segunda-feira (26), pelas ruas do centro comercial, e o trânsito teve que ser interrompido na Rua Visconde do Rio Branco, próximo ao prédio do poder legislativo, causando congestionamento em alguns pontos do centro da cidade.
O vendedor ambulante Josivan de Jesus Lima, que vende capa e película para celular, reclama da transferência para o shopping popular. “Somos pais e mães de família. Um shopping desse tem taxas caras e tem vendedor que mal vive do que ganha. Vamos ter que pagar taxas e mais taxas. A gente já mora em um país que paga tantas taxas. Não tenho condições de pagar, pois o meu comércio aqui é giratório e lá não será desse modo”, afirmou.
Integrante da comissão de ambulantes, Gerdison Cerqueira, diz que as taxas cobradas são altas e os camelôs estão insatisfeitos. “Os ambulantes não estão satisfeitos devido aos custos. A prefeitura disponibilizou uma área pública para um estrangeiro, que veio fazer essa obra que seria disponibilizada para os camelôs e até então o prefeito entrou com recursos de 13 milhões de reais. Então não é justo a gente entrar nesse shopping que vai ser privatizado. Os camelôs vão pagar taxas abusivas pelo espaço. Não somos contra o shopping e sim contra o que está acontecendo”, destacou.
A manifestação vai continuar e os camelôs seguem agora para o prédio da Prefeitura.
Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade