Bahia

Governo estadual apresenta ações em conferência climática internacional

Entre os destaques dos espaços, montados pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), está a apresentação de 45 Unidades de Conservação (UC’s) mantidas pela administração estadual.

Acorda Cidade

Até a próxima sexta-feira (23), o Governo do Estado segue com dois estandes na Semana do Clima da América Latina e Caribe (Climate Week), conferência climática internacional que acontece pela primeira vez em Salvador, no Wet´n Wild. Entre os destaques dos espaços, montados pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), está a apresentação de 45 Unidades de Conservação (UC’s) mantidas pela administração estadual.

As UC’s são espaços com características naturais relevantes e limites definidos, instituídos pelo Poder Público, a fim de assegurar a proteção e conservação dessas características naturais. De acordo com a diretora de UC’s do Inema, Jeane Sofia, essas áreas são importantes para reduzir mudanças climáticas, como o aquecimento global. “Protegidas com vigilância patrimonial, essas zonas são divididas nas categorias de Proteção Integral e Uso Sustentável e protegem os remanescentes florestais e todo o ecossistema que contribui, de uma forma geral, para reduzir o impacto dessas alterações”, explicou.

Em toda a Bahia, as 45 UC’s se dividem em parques estaduais, monumentos naturais, estações ecológicas, além de Áreas de Relevante Interesse Ecológico (Arie) e de Proteção Ambiental (APA). Ainda há 51 reservas particulares de patrimônio natural (RPPN), que são espaços de conservação de domínio privado.

Estandes

Além dos técnicos dos dois órgãos que se revezam tirando dúvidas dos visitantes, os estandes contam com materiais informativos, vídeos e até distribuição de aproximadamente 600 mudas e 1.000 sementes, por meio da parceria com o Instituto Arboretum, entidade criada com anuência e auxílio do Estado, que dá subsídios a pequenos agricultores no Extremo Sul da Bahia.

A professora universitária Margarete Barbosa aprovou os espaços do governo baiano. “São espaços que reúnem muita informação interessante, inclusive cartilhas sobre preservação e conservação”, destacou.

Participação de estudantes

Foto: Mateus Pereira/ GOVBA

Além de conferirem as atrações do evento, estudantes da rede estadual de ensino tiveram uma participação especial na Climate Week. Alunos do Colégio Estadual Henriqueta Martins Catharino, localizado no Engenho Velho da Federação, grafitaram um grande mural dedicado à conservação do meio ambiente. A escola participou do Grafitaê, programa da Secretaria da Educação do Estado que permite que os alunos exponham o que aprenderam em sala de aula por meio da arte.

Climate Week

Promovida pela Organização das Nações Unidas, a Semana do Clima da América Latina e Caribe visa impulsionar as respostas dos países às mudanças climáticas, reunindo, na programação, mesas temáticas, apresentação de relatórios, plenárias, painéis, workshops e até shows.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários