Laiane Cruz
Para muitos correr é um esporte prazeroso pelos inúmeros benefícios que a corrida oferece. Mas, já imaginou aliar essa atividade com uma cervejinha bem gelada para se refrescar enquanto corre, ao invés de simplesmente água? Para cerca de 400 participantes da Feira Beer Run, a tarde deste sábado (10), foi exatamente assim: corrida e bebida, tudo junto e misturado em um evento que também reuniu boa comida e muita música.
Para Humberto Cedraz Filho, a princípio, a ideia do evento gerou um pouco de preocupação, já que a cerveja não está associada a hábitos de vida saudáveis. Diante disso, a organização consultou vários nutricionistas, que garantiram que a cerveja em pequenas doses, após poucas voltas, não faria mal algum.
“A gente consultou vários profissionais da área de nutrição e viu que poderia fazer um evento, onde as pessoas se hidratassem com cerveja ao invés de água, com pequenas doses. Se a pessoa correr uma distância de 4 km sem aquele esforço e tomar só 200 ml em cada volta não faz com a pessoa fique alcoolizada e não traz nenhum prejuízo à saúde, desde que também não tenha consumido muita cerveja antes de correr. Isso teve bastante repercussão nas redes sociais por ser um evento diferente, com estrutura de corrida mesmo, com show, pra que fosse uma experiência diferente para homens e mulheres”, afirmou Humberto Cedraz Filho.
Ainda segundo ele, a ideia da Feira Beer Run surgiu com o objetivo de atrair novos praticantes de atividade física. “A gente percebeu que pra certas pessoas faltava um empurrãozinho para fazer atividade física. Então a gente trouxe um evento com corrida, pra que os participantes começassem a praticar atividade, e adicionou cerveja e música no mesmo evento. Não é uma corrida de busca de performance, é uma corrida de diversão, de confraternização, pra se divertir com os amigos. Foi um circuito indoor, dentro do América Outlet, pelos corredores do local. A gente montou uma boate também. Então é uma corrida de experiência”, explicou.
A participante Mirian Nice Barcelar de Santana, de 50 anos, afirmou em entrevista ao Acorda Cidade ser amante dessa atividade. Ela contou que pratica corrida há 30 anos e garantiu que participou do evento pela saúde e não pela cerveja.
“Foi empolgante, muito bom. Nunca participei, fiz a experiência hoje. Já tem 30 anos que corro, mas parei por causa de um problema no pé. Mas já estou em forma, faço 5 km em 37 minutos. Hoje fiz 2km e vou correr em Jacobina de hoje a quinze. O que me motivou a participar foi porque eu amo corrida, não pela cerveja. Corro em várias cidades, sou apaixonada. Em minha casa só eu corro, mas quero colocar minha filha pra correr também. Gosto do esporte, pela saúde, não importa se eu chegar no primeiro, segundo ou último lugar. O importante é competir”, declarou.
Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.