Feira de Santana

Colégio Santo Antônio realiza 'Café Solidário' e distribui donativos para ONGs de Feira de Santana

Os donativos foram arrecadados entre a comunidade, pais e alunos do colégio.

Rachel Pinto

O Colégio Santo Antônio realizou na manhã desta segunda-feira (22), o evento ‘Café Solidário’, que teve como objetivo distribuir donativos para ONGs e instituições de assistência social de Feira de Santana. O evento aconteceu no espaço do colégio e reuniu professores, alunos e diversos membros do poder público e da sociedade civil. Os donativos foram arrecadados entre a comunidade, pais e alunos do colégio. As instituições beneficiadas foram: Projeto do Bem; Movimento Água Viva; Projeto Escoba; AAPSUS; Patinhas de Rua; CPDA/OAB; Mãos Solidárias; Associação Alessandro Nottegar; Trupe Hospitalar e Associação de Apoio a Pessoa com Câncer (AAPC).

O Frei Hélio Silva explicou que o café realizado hoje foi a culminância do projeto realizado pelo colégio e de acordo com ele, a iniciativa faz parte do projeto político pedagógico da instituição de ensino.

“Envolve toda a escola. Essa semana fizemos uma ação mais intensiva com várias pessoas, vários representantes de outras ONGS. Falamos para as crianças o sentido da solidariedade, de compartilhar as coisas de fazer doações. Mostramos como esse gesto é bonito e fizemos a culminância hoje para convocar a comunidade. Para a gente despertar para essa realidade, para esse compromisso com a sociedade”, disse.

O frei informou que o colégio recebeu doações de vários itens como roupas, alimentos, brinquedos, além de ração para animais. Ele frisou que esse tipo de ação faz parte da missão da escola e o intuito é cada vez mais fortalecer a solidariedade e a participação das crianças e dos pais.

Iris Reis que é vice-diretora do Colégio Santo Antônio, contou que durante todo o projeto, os alunos participaram e foram instruídos para conhecer sobre o que é solidariedade e a importância de ajudar ao próximo.

Para ela, toda instrução vem com o exemplo e os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a realidade, de conhecer as pessoas que trabalham e que ajudam nas ONGs.

“Puderam compreender a necessidade desse ato de solidariedade desde pequenos. É enquanto são crianças que se forma essa consciência. Eu acredito que significa para muito para eles e foi uma surpresa, uma novidade. Viram uma vida diferente do que eles imaginavam que existia e uma nova realidade. De forma respeitosa e cuidadosa tivemos que trabalhar para não chocá-los para não deixá-los angustiados, mas para despertar o censo e o sentimento de ajuda ao próximo”, comentou.

Betânia Knoedt, que é Relações públicas da AAPC, frisou que as doações arrecadas pelo Colégio Santo Antônio vão contribuir muito com a entidade e permitir que os pacientes possam ter uma vida melhor e condições para enfrentar o câncer.

A instituição funciona graças a doações e recebe pessoas de várias cidades da Bahia. Segundo Betânia, atualmente cerca de 50 pessoas estão na casa, entre adultos, crianças e idosos.

“Os pacientes ficam com a gente enquanto fazem o tratamento e depois vão embora para casa. Quem quiser contribuir ou até mesmo ser assistido pela AAPC deve nos procurar na Rua Tereza Cunha, nº 171, bairro São João. Eu gostaria que todos que contribuem e que todos que vão contribuir ainda fossem lá primeiro para olhar a nossa casa com carinho, porque é uma casa de amor, carinho e apoio”, acrescentou.
Betânia frisou ainda que a solidariedade é o maior legado que os pais podem deixar para os seus filhos.

O prefeito Colbert Martins da Silva, que esteve presente no Café Solidário salientou que o poder público sempre contribui com as instituições sociais da cidade, mas é importante que a comunidade entenda que quanto mais ajuda melhor.

“O poder público deve fazer parte, mas o voluntariado tem uma força importante. Quanto mais pessoas voluntárias possam participar desse esforço melhor. Temos aqui muitos voluntários, muitos professores e pessoas que colaboram para que nós possamos ampliar o nível de ação que tem como objetivo ajudar o próximo”, finalizou.

Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários