Acorda Cidade
A equipe de fiscalização da Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon-FSA), órgão da Prefeitura de Feira de Santana, apreendeu, num laticínio, na última terça-feira (16), durante ação rotineira, 750 quilos de comestíveis cujos prazos de validades estavam vencidos e, portanto, inadequado para o consumo.
O superintendente Ícaro Ivvin disse que a empresa foi autuada e vai pagar multa pela prática ilegal. “Constantemente os nossos fiscais estão fazendo visitas de surpresas a estes e outros estabelecimentos”. A fiscalização vai continuar.
Ele afirmou que o serviço visa garantir não apenas a qualidade dos produtos vendidos, mas prevenir graves problemas de saúde que o consumo de alimentos vencidos provocam nas pessoas. Os produtos apreendidos foram levados para o Aterro Sanitário.
Antes de colocar um produto na cesta de compras, orienta o superintendente, para evitar problemas futuros, o consumidor deve atento à data de fabricação e o seu prazo de validade. “Assim vai saber que está levando um produto em boas condições”.
Ícaro Ivvin afirmou que o Procon já constatou problemas com validade de produtos em setores pouco observados pelos consumidores, como o de material de construção, como tintas e cimento.
“Uma loja no Tomba vendeu estes produtos, como tinta e cimento, com validade vencida durante cerca de oito anos”. O comércio foi interrompido pela fiscalização do Procon, a loja devidamente multada e os produtos apreendidos.
As informações são da Secom.