Ney Silva
Atualizada às 11:57
O impasse entre a Prefeitura e a direção do campus Feira de Santana da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (URFB) acabou e as duas instituições buscam um entendimento. Há cerca de 15 dias, o secretário municipal do Meio Ambiente Arcênio Oliveira informou que a UFRB teria dificuldades para instalar seu campus numa área doada por um empresário no distrito governador João Durval. A área é rural e nesse caso, segundo Arcênio, não seria possível a prefeitura emitir autorização para construir o imóvel.
Durante um encontro entre dirigentes da UFRB, o secretário e o chefe de educação ambiental João Dias, iniciou-se um entendimento entre as duas instituições. Na opinião do diretor da UFRB, Jacson Machado, o encontro foi importante e ele disse ter deixado a reunião com a certeza de que vai ter o apoio da prefeitura. "Para nós foi bom esse momento porque tiramos dúvidas e aparamos arestas", afirmou.
O secretário Arcênio Oliveira informou que a decisão final vai ser do prefeito Colbert Filho. Ele destaca que a UFRB é uma parceira do Meio Ambiente. Arcênio disse que uma solução pode ser a alteração da lei de uso e ocupação do solo, incluindo a área da UFRB como urbana, já que próximo tem o bairro Vale do Jacuípe. Ele ressalta, no entanto, que tudo vai depender de uma posição do prefeito e vai marcar uma nova reunião com os dirigentes da universidade.
Leia também:
Secretário diz que área prevista para construção da UFRB Feira não tem amparo na lei de uso e ocupação do solo