Rachel Pinto
O inverno chegou no dia 21 de junho, mas muitos dias antes os feirenses começaram a tirar os casacos do armário e a sair de casa sempre prevenidos levando o guarda-chuva. Segundo a coordenadora da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Rosângela Leal, a probabilidade é de que as temperaturas continuem caindo até a chegada do mês de setembro.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
“Nós estamos apenas no início do inverno e tivemos um outono que a temperatura já devia cair e no entanto, foi um outono muito quente, nos meses de março, abril e maio. Tivemos o início de formação de El nino e isso provocou um aquecimento geral na nossa região. Mas, agora sim o inverno chegou porque realmente são componentes climáticas muito fortes e as temperaturas começaram a baixar”, afirmou.
Temperaturas
De acordo com Rosângela, as chuvas que deveriam cair em abril e em maio, estão caindo em junho e já choveu aproximadamente 120 milímetros. As temperaturas mínimas já chegaram em torno de 17 graus, e variando abaixo de 20 no período da noite, podendo cair ainda mais nas madrugadas. Ela ressaltou que as máximas podem chegar a 25 e 27 graus, mas a tendência é que o clima continue bem ameno até agosto e tenhamos um inverno bem característico.
“Este ano o inverno está mais frio do que o ano passado. Mas, só podemos ter certeza a partir do final de mês quando fecharmos as médias. Estamos tendo a entrada de frentes frias e as chuvas estão vindo em decorrência da chuva do Atlântico que é comum nessa época do ano. Esperamos que elas continuem até agosto, que em julho chova em torno de 70 milímetros e agosto em torno de 50 a 60 milímetros para daí começar a decrescer e por fim chegar setembro já com chuvas bastante baixas”, comentou.
A coordenadora da estação climatológica disse ainda que as chuvas de inverno não são frequentes e sim de baixa intensidade.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.