Daniela Cardoso
Os tradicionais festejos juninos, além de alegria e animação, também gera emprego e renda para as cidades do interior da Bahia. Cruz das Almas é um exemplo disso. Município tradicional em comemorar o São João, sempre atrai um grande público. Este ano, a estimativa de público para os quatro dias de festa (de 21 a 24 de junho) é de aproximadamente 400 mil pessoas.
O prefeito de Cruz das Almas, Orlando Peixoto, em entrevista ao Acorda Cidade, informou que os festejos juninos são muito importantes, especialmente neste período de crise econômica, já que a festa vira uma oportunidade aos comerciantes que precisam de uma renda extra. Segundo ele, em Cruz das Almas, este ano, serão cerca de 300 barracas oficialmente cadastradas.
Foto: Acorda Cidade
“É nesse momento do São João que a quituteira faz o sarapatel, o churrasquinho de ‘gato’ como se diz, que faz a feijoada, vende o milho cozido, o amendoim, faz o licor, são elas que fazem a cocada, o bolo de puba, as padarias aumentam e a economia informal movimenta. O São João de Cruz das Almas é oportunidade para pequenos e médios comerciantes. Tem aquelas de bebida e comida e isso movimenta muito a cidade”, afirmou.
O prefeito destacou ainda a taxa de ocupação hoteleira. Segundo ele, a cidade recebe muitos turistas e em uma conta rápida ele estima que mais de 100 mil pessoas de outros municípios devem transitar pela cidade, fora os moradores de Cruz das Almas.
“Tem casas em Cruz das Almas que recebe o passarinho, o papagaio, tio, avô, recebe de 10 a 12 pessoas e você vê esse movimento na cidade. Se você passar em Cruz das Almas hoje, as lojas de eletrodomésticos estão cheias com pessoas trocando sofá, quem está com a geladeira pifando diz ‘vou receber 10 pessoas em casa, tenho que trocar a geladeira, colocar um fogão novo’, então movimenta muito a economia. Serão em torno de 30 milhões de reais que vai aquecer a economia, principalmente para aquelas pessoas da economia informal. Além disso, o hotel gera emprego adicional de camareira, copeira, enfim, é um momento muito importante para as pessoas da cidade”, destacou.
Programação
Dorgival Dantas, Acarajé com Camarão, Saia Rodada, Santana, Sarapatel com Pimenta, Trio Nordestino, Mastruz com Leite, Mestrinho, Adelmario Coelho, Rasga Tanga, Limão com Mel, Forrojão e Flavio José são atrações confirmadas do São João de Cruz das Almas, que acontece entre os dias 21 e 24 de junho, no Parque Sumaúma.
A festa junina este ano terá o tema "Arraiá da Cultura Popular – Festa, Forró e Tradição" e continuará acontecendo em três circuitos: o Oton Silva, na Praça Senador Temístocles, a partir das 8h, com apresentações culturais, folclóricas e a Festa da Agricultura Familiar; à tarde, os shows são na Praça Multiuso, onde se apresentarão artistas cruzalmenses; por fim, a festa principal acontecerá no Parque Sumaúma, com atrações nacionais e regionais.