Feira de Santana

Projeto incentiva a leitura em escolas públicas através da encenação de clássicos da literatura brasileira

Desenvolvido pela professora de língua portuguesa e literatura, Janaína Brito, o projeto consiste em trazer alunos que já concluíram o ensino médio para fazer as apresentações teatrais para os alunos da escola.

Daniela Cardoso

Incentivar a leitura através de encenação teatral com personagens de clássicos da literatura brasileira. Esse é o objetivo do Projeto Revivart, que foi lançado nesta terça-feira (28) no auditório do Colégio Gastão Guimarães, em Feira de Santana. Desenvolvido pela professora de língua portuguesa e literatura, Janaína Brito, o projeto consiste em trazer alunos que já concluíram o ensino médio para fazer as apresentações teatrais para os alunos da escola.

Segundo a professora, o objetivo principal deste trabalho é incentivar a leitura e motivar os atuais estudantes que também participam dos trabalhos de dramatização. “A gente vem percebendo no cenário atual o desinteresse dos estudantes em relação a leitura, então o trabalho foi pensado com esse objetivo de incentivar a leitura, que é essencial tanto para a vida acadêmica quanto para a vida cotidiana”, afirmou.

Segundo ela, os resultados esperados com o projeto são para o aluno se sentir motivado e perceber a importância desse trabalho para a vida fora da escola. Janaína Brito afirma que a ideia do Projeto Revivart surgiu após ex-alunos demonstrarem sentir saudade dos personagens literários estudados durante o ensino médio.

“Esse projeto foi idealizado por mim a partir do relato de ex-alunos, principalmente quando eles viam fotos nas redes sociais. Eles comentavam que tinham saudade, que os personagens tinham marcado a vida deles e a partir de tudo que eu li, comecei a desenvolver essa ideia de trazer esse estudante nostálgico de volta à escola e ele relatando a experiência no projeto, com certeza é uma forma de motivar quem ainda não leu os clássicos da literatura brasileira”, destacou.

A professora também leciona em outras escolas em Feira de Santana, onde também já desenvolve o projeto. Durante o lançamento do Revivart no Colégio Gastão Guimarães, ex-alunos, que atualmente estudam em cursos de licenciatura na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e em outras instituições, relataram a importância desse trabalho.

Denison Wandison é um desses estudantes. Ele cursa Biologia na Uefs e afirmou que desenvolveu o gosto pela leitura, através do projeto. “O gosto pelos clássicos foi desenvolvido em mim através das encenações. O gosto pela leitura foi iniciado no segundo ano, de forma verdadeira em mim, através do projeto. Agora eu aprecio e melhoro a cada dia. Esse projeto é um motivador de sonhos que a gente cria na época do segundo ano e hoje reviver traz um prazer enorme. Esse projeto traz para os alunos uma experiência enriquecedora de repassar conhecimentos”, destacou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários