Daniela Cardoso e Ney Silva
Maio é o mês de alerta sobre acidentes de trânsito. A campanha Maio Amarelo foi aberta na manhã desta sexta-feira (3) pelo prefeito Colbert Martins da Silva durante uma coletiva de imprensa. O evento teve a participação de policiais militares, Corpo de Bombeiros, secretaria de saúde, agentes de trânsito, Polícia Rodoviária Federal, e do presidente da Câmara de Vereadores, José Carneiro.
Com o tema ‘No trânsito, o sentido é a vida’, o superintendente municipal de trânsito, Maurício Carvalho, destacou que essa campanha é muito importante e que envolve praticamente o Brasil inteiro. Em Feira, ele destaca que as ações serão realizadas de forma muito ativa, a partir da próxima semana.
“Teremos muitos eventos, todos os dias para conscientizar as pessoas. Os números de mortes no trânsito nos impressionam e não podemos continuar fazendo disso uma situação comum, pois não é. Por dia morre no trânsito do Brasil uma média de 140 pessoas. É como se caísse um avião comercial por dia”, comparou.
O coordenador da 3ª Ciretran em Feira de Santana, Silvio Dias, além de falar sobre a quantidade de mortes no trânsito no Brasil, lembrou ainda que os acidentes são casos de saúde pública. Ele citou como exemplo o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), onde o diretor já chamou atenção várias vezes para o alto número de internamentos, principalmente devido a acidentes de moto. Silvio Dias frisou a importância da fiscalização.
“O Maio Amarelo visa conscientizar nossa sociedade para a redução do número de acidentes. Em Feira de Santana nós vemos um número elevadíssimo de acidentes e isso nos preocupa muito. Nada surtirá efeito se a gente não mudar a nossa postura no trânsito, tendo consciência, por isso temos que conversar sobre o assunto. Algumas pessoas reclamam que há uma indústria de multas, o que não é verdade. Pra que exista uma indústria é necessário existir matéria prima e o que vemos é que há um número grande de infratores no trânsito, por isso as multas. Quando há fiscalização os números de acidentes são reduzidos”, declarou.
Altemar Brandão, inspetor chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), destacou que o órgão trabalha diariamente na questão da educação para o trânsito e que os trabalhos serão intensificados durante a campanha Maio Amarelo.
“Agora no mês de maio, que é simbólico para o trânsito, juntamente com os demais órgãos, vamos juntos alcançar o maior número de pessoas. Vamos aplicar palestras em empresas, escolas, órgãos públicos para que tenhamos uma maior conscientização desse grande problema que é o número de acidentes graves e óbitos no trânsito”, afirmou.
O Subcomandante do esquadrão de motocicleta Asa Branca, Rafael Sachdev, também considera a fiscalização uma importante aliada para combater os acidentes de trânsito. Segundo ele, Em Feira ocorrem muitos acidentes e considera que a intensidade da blitz da Lei Seca contribuiu para resultados positivos.
“O Maio Amarelo é um mês representativo para o trânsito no Brasil e a cidade de Feira de Santana não poderia ficar de fora. Estamos com ações em conjunto e isoladas na medida de educar para o trânsito tanto os jovens como os ciclistas, condores de veículos quatro rodas, a população em geral”, afirmou.