Andrea Trindade
O Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), Maurício Barbosa, informou durante reunião de avaliação da Micareta de Feira, na manhã desta segunda-feira (29), que a cidade poderá ganhar o sistema de reconhecimento facial em locais de grandes aglomerações. A ferramenta já é usada nas estações de metrô de Salvador, na Arena Fonte Nova. Já foram usadas nas estações rodoviárias de Salvador e também no aeroporto internacional.
O sistema foi usado na cidade, pela primeira vez durante a Micareta, que ocorreu entre os dias 25 e 28 de abril e resultou na prisão de 33 foragidos da justiça. A mesma tecnologia foi usada no Carnaval de Salvador e captou um criminoso, que estava fantasiado de mulher.
Leia também: Reconhecimento facial resulta nas prisões de 33 pessoas na Micareta de Feira
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
“Agora a intenção do Governador é ampliar a utilização dessas ferramentas para as maiores cidades do estado e com certeza Feira de Santana é uma delas. Para os locais de grandes aglomerações públicas, o estado já fez a primeira aquisição – uma outra ferramenta com muita eficiência que nos permitiu uma redução de 25% de roubos de veículos na capital e a ampliação dessas ferramentas de tecnologia para outras cidades, como Feira de Santana, é um próximo passo que o Governo do Estado da Bahia quer fazer” informou o secretário ao Acorda Cidade.
Segundo ele, o sistema coletou mais de um milhão de rostos nos quatro dias de festa sendo que deste número 33 foram identificados como foragidos da justiça.
“É uma tecnologia que faz a detecção de face. Para que a população tenha ideia, esses quatro dias foram coletadas e capturadas pelo sistema, um milhão e trezentas mil faces de pessoas que passaram ao longo desses quatro dias pelos portais. Dessas um milhão e trezentas mil pessoas, 904 alertas foram dados, ou seja, pessoas que pareciam ser aquelas com mandatos de prisão e desses 904 alertas, 33 pessoas tinham o mandato de prisão em aberto (…) Dentre essas 33 pessoas presas, havia oito homicidas, fora outras pessoas que estavam em cumprimento de prisão domiciliar, que não poderiam estar na festa e também foram presas e levadas a presença da justiça para que fossem convertidas essas prisões domiciliares em prisões preventivas”, explicou
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Sem homicídios
Maurício Barbosa destacou os números positivos do policiamento, especialmente em relação ao índice zero de homicídios.
“Esse resultado por si só, já foi bastante satisfatório e seguido de uma redução efetiva. Nós não tivemos nenhum homicídio, nenhuma tentativa de homicídio, nenhuma lesão corporal seguida de morte, as agressões corporais foram de uma redução de 56%, e nós tivemos um aumento de produtividade, com pessoas que foram conduzidas às unidades policiais de 180%. São números satisfatórios , o que significa que a polícia trabalhou mais e não é a toa que conseguimos excelentes resultados” destacou.
Maior número de reconhecimentos no mundo
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
O secretário acredita que o resultado do uso do sistema na Micareta foi um dos maiores do mundo, onde a tecnologia foi empregada.
“O que nós queríamos era que na Micareta de Feira, que é um evento menor que o Carnaval de Salvador, tivesse todas as condições de testar e avaliar o emprego da nossa tropa e graças a Deus, deu muito certo. Tivemos um excelente resultado. Eu acredito que seja um dos maiores resultados dessa tecnologia de emprego no mundo. Ouso dizer isso e até posso procurar dos nosso técnicos, avaliar em um grande vento um numero tão grande de pessoas identificadas e presas como vimos na micareta 2019”, declarou o secretário Maurício Barbosa, Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA).
Divulgar antes ou não?
Foto: Davi Cerqueira/Acorda Cidade
Divulgar que haverá câmeras com reconhecimento facial dias antes da Micareta foi importante para afastar criminosos da festa, mas a polícia sabia que eles tentariam entrar sem passar pelos portais de abordagem. Sabendo disso uma, das estratégias da policia foi não divulgar os números de pessoas já reconhecidas enquanto a festa estivesse ocorrendo.
“Essa estratégia foi exatamente de não passar durante o dia a dia da Micareta o resultado efetivo, até para que nós tivéssemos um resultado total do final e para que pudéssemos fazer os ajustes necessários e não afastar a bandidagem. Sabendo que nós estávamos fazendo o reconhecimento facial, eles poderiam tentar de outra forma entrar na festa sem passar pelos portais de abordagem”, disse.
Sobre o Complexo Policial Investigador Bandeira, no conjunto Jomafa, que possui vários problemas na estrutura, o secretário anunciou que o órgão passará por uma reforma e que a licitação sairá em breve.
O balanço da Micareta de Feira ocorreu no auditório do Conjunto Penal de Feira de Santana, no bairro Aviário. Além do secretário participaram comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão, o delegado-geral da PC, Bernardino Brito, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Francisco Telles de Macedo, e o diretor do Departamento de Polícia Técnica, Élson Jeffesson.
Resultados em números – Quinta a domingo (25 a 28 de abril de 2019)
AUMENTO DE 186,9% NO NÚMERO DE CONDUZIDOS AOS POSTOS POLICIAIS
2018 – 176 conduzidos
2019 – 505 conduzido
DPT (Departamento de Polícia Técnica)
11 exames de lesão corporal
201 laudos de maconha, cocaína e inalantes
84 exames de Corpo de delito custodiado
ABORDAGENS
Mais de 1,3 milhões de pessoas passaram pelos portais de abordagens
Mandados cumpridos – 35
Prisões em flagrante – 11
Apreensão de arma de fogo e branca – 1 (não informou se foi revólver ou faca)
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR
77 atendimentos pré-hospitalares
1 atendimento de incêndio
4 atendimentos gerais
Realizaram também intervenções de prevenção através de 143 vistorias e atividades técnicas, além de cerca de800 pulseiras de identificação distribuídas durante a folia.
CRIMES CONTRA A VIDA
0 homicídio
0 tentativa de homicídio
0 lesões corporais graves
8 lesões corporais leves
CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO
Furtos em 2018 – 68 / Furtos em 2019 – 78
Roubos em 2018 – 7 / roubos em 2019 – 8
RECONHECIMENTO FACIAL
Rostos capturados -1,3 milhão
Alertas gerados 903
Mandados cumpridos – 18
Pessoas capturadas descumprindo prisão domiciliar – 14
Condenados – 1
Total 33
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade