Eventos Acadêmicos

Estudantes de Engenharia da Ufob participam de competição nacional de AeroDesign

Para construir a aeronave radiocontrolada, os estudantes utilizam a infraestrutura de laboratórios da Ufob.

Acorda Cidade

Desenvolver um protótipo de aeronave leve, não tripulada, projetada para o transporte de carga e que consiga voar com o máximo de peso possível. Esse é o principal desafio da equipe AeroChico, formada por 20 estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, do Centro Multidisciplinar da Ufob de Bom Jesus da Lapa, que participa do torneio de acesso à 22ª SAE Brasil AeroDesign. Trata-se de uma competição que tem como objetivo difundir e compartilhar técnicas de Engenharia Aeronáutica, por meio de aplicações práticas e da realização de tarefas entre equipes.

“O desafio é uma oportunidade de desenvolver novos conhecimentos e colocar em prática as teorias aprendidas em sala. Estamos felizes em poder representar a Ufob entre as instituições participantes”, diz Layse da Silva Inocêncio, vice-capitã da AeroChico. A organização estima que sejam inscritas aproximadamente 100 equipes de dezenas de instituições de ensino superior de todo o país. As três melhores vão participar da etapa internacional que acontece nos Estados Unidos.

Para construir a aeronave radiocontrolada, os estudantes utilizam a infraestrutura de laboratórios da Ufob. O restante dos recursos para custear peças e matéria prima vem do apoio financeiro de empresários da região. De acordo com o diretor do Centro, Professor Antonio Oliveira de Souza, a aeronave de testes foi concluída com sucesso. “Agora, a instituição está em busca de novos apoiadores para viabilizar a produção do protótipo final, que será utilizado na competição”, explica. O voo teste do protótipo foi realizado no dia 6 de abril, em Guanambi.
 

Voo teste da aeronave desenvolvida por estudantes da UFOB aconteceu em Guanambi | Foto Divulgação

Os competidores contam com a orientação dos professores Filipi Marques de Souza e Miguel Ângelo de Oliveira Shaw. Segundo eles, a disputa estimula os estudantes a desenvolverem aptidões importantes em suas futuras carreiras, como liderança, espírito de trabalho em conjunto, planejamento e capacidade de inovação. Os docentes destacam ainda que o maior desafio do grupo foi construir o avião baseado em conhecimentos extraclasse, já que a Universidade não oferece o curso de Engenharia Aeronáutica. A equipe foi inicialmente formada a partir do Projeto de Extensão “Baja SAE UfobB”.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários