Feira de Santana

Professor explica importância da doação do imposto de renda para instituições de caridade

Segundo o professor, para fazer a doação é necessário que a pessoa faça a declaração do Imposto de Renda.

Acorda Cidade

Atualizada às 20h

Muitas pessoas não sabem que possível doar o imposto de renda para instituições de caridade e outras não sabem como fazer. O professor Eduardo Brito, um dos diretores do Instituto Antônio Gasparini – Neojiba/Feira de Santana, destacou a importância da doação na ajuda de projetos sociais e explicou como funciona.

“Essa doação não vai diretamente para a instituição. Ela é feita através de um fundo municipal, que já está legalizado dentro da própria plataforma do programa de imposto de renda da Receita Federal, onde esse dinheiro é direcionado. Por esse motivo que na dinâmica a pessoa tem que procurar o estado e a cidade que vai fazer essa doação. Lá vai encontrar o fundo municipal da criança e do adolescente ou o fundo municipal do idoso”, explicou.

Segundo o professor, para fazer a doação é necessário que a pessoa faça a declaração do Imposto de Renda. Ele destacou que o dinheiro vai ser destinado para o Fundo Municipal da Criança e Adolescente e vai ficar disponível para aplicar em vários projetos.

“Quando a pessoa for fazer a declaração do imposto de renda que não seja simples, aquela que ela vai ter ou a pagar ou a restituir, a completa, ela vai ter um campo de destinação ao importo de renda pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Quando ela encontrar o link, vai ter o estado e a cidade para escolher. Automaticamente o sistema faz um cálculo conforme as informações que ela deu na declaração e é gerado um DAF, esse valor do DAF é o valor máximo que ela pode pagar e ter benefício”, afirmou.

Caso a pessoa queira contribuir com um projeto específico, a exemplo do Instituto Antônio Gasparini, ela deve pegar a cópia do DAF e passar diretamente para a instituição. As intuições com a cópia do DAF pago, junta tudo em um ofício e entrega ao Conselho Municipal dizendo que as pessoas pensaram em ajudar a instituição, assim, ela recebe 70% dos valores para serem aplicados em projetos. O professor Eduardo Brito explicou ainda que o dinheiro não sai de qualquer maneira, tendo a instituição que apresentar um projeto de como a verba será utilizada.

A sede do Instituto Antônio Gasparini está localizada no bairro Cidade Nova e quem tiver dúvidas de como contribuir para a instituição através do imposto de renda pode entrar em contato através do telefone 75 3022-4484 e solicitar o contato do contador Joildo, que dará maiores informações.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários