Acorda Cidade
O setor de Cadastramento do Cartão do Sistema Único de Saúde (CadSUS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) cadastrou 1.325 novos usuários do serviço em janeiro de 2011. Em 2010 o órgão cadastrou 14.945 cidadãos.
Conforme o secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, o cadastro tem validade em todo o território brasileiro. “Quando cadastramos o cidadão, ele recebe logo o cartão e passa a fazer parte do Banco de Dados do SUS (DataSUS). Além de alguns dados pessoais do cidadão, o cartão também possui um número de registro e, caso a pessoa necessite utilizar o serviço do SUS, o histórico médico do paciente pode ser acessado de qualquer lugar do Brasil”, revela.
A coordenadora do CadSUS em Feira de Santana, Sônia Maria Novais Vasconcelos, destaca que “o cadastramento permite uma maior facilidade na utilização de qualquer serviço do SUS”.
Para se cadastrar, o cidadão precisa residir em Feira de Santana e si dirigir até a SMS portando a Carteira de Identidade (RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o comprovante de residência atual.
A carteira de trabalho também é válida para realizar o cadastro. Já a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não pode ser utilizada por não conter o município onde o cidadão nasceu. O cadastro pode ser realizado na SMS, de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas. As informações são da Secom