Educação

Uefs promove mostra de manuscritos de alunos da Terceira Idade

As atividades serão desenvolvidas na Sala de Exposições Temporárias Dival Pitombo, do Museu Regional Casa do Sertão, localizado no Campus Universitário. A exposição dos cadernos fica em cartaz até 9 de maio.

Acorda Cidade

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realiza rodas de conversa com autores de 31 cadernos goiabada, escritos e ilustrados por idosos que participam da Oficina Leituras e Memórias da Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati). As rodas serão abertas terça-feira (09), às 8h30, com a turma Eliana Carlota Mota, e na quinta-feira (11), às 10h, com a turma Ana Angélica Vergne de Morais, numa homenagem a professoras da Instituição.

As atividades serão desenvolvidas na Sala de Exposições Temporárias Dival Pitombo, do Museu Regional Casa do Sertão, localizado no Campus Universitário. A exposição dos cadernos fica em cartaz até 9 de maio.

A mostra apresenta um mosaico formado por fotografias, papéis diversos, recortes e desenhos costurados pelo testemunho da história de vida dos seus autores, apresentado em ‘caderno goiabada’, uma denominação da escritora Lígia Fagundes Teles à literatura pessoal, comum às mulheres do final do século 19 e início do século 20. São registros de íntimas e criativas narrativas que abordam memórias de infância e juventude a partir do espelho da terceira idade.

Neste contexto, conforme Cristiana Barbosa, historiadora do Museu Casa do Sertão, são aproveitadas memórias individuais e coletivas do grupo, “bem como a possibilidade de (in)formar plateia a partir do testemunho de vida desses idosos”. O resultado da exposição assume um caráter de formação continuada, iniciada no ano de 2018, visando a formação de monitores da terceira idade.

O trabalho é fruto de parceria entre o Museu Casa do Sertão e a Pró-Reitoria de Extensão da Uefs desenvolvida desde 2012, na qual os idosos participam de oficinas, visitas orientadas e palestras sobre assuntos relacionados ao Patrimônio, Memória e História local e regional. Dentro os objetivos, estão o incentivo, a promoção e divulgação do espaço museológico como lugar privilegiado para a educação não-formal de públicos diversos.

Contato com o Museu Casa do Sertão pode ser mantido através do telefone (75) 3161-8750 ou do e-mail [email protected].
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários