Micareta

Prefeitura vai investir cerca de 2 milhões e meio de reais só com atrações na Micareta de Feira

O secretário informou ainda que não tem o valor total que a prefeitura vai investir na Micareta deste ano, já que a festa envolve diversas secretarias, a exemplo da Saúde, Serviços Públicos e Prevenção a Violência.

Daniela Cardoso

A secretaria de Cultura, Esporte e Lazer realizou uma reunião de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) da Micareta de Feira de Santana na manhã desta segunda-feira (1º). De acordo com o secretário Edson Borges, essa deve ser a última reunião antes da festa, que será realizada entre os dias 25 e 28 de abril.

“Essa reunião é só para alinhar algumas coisas. A Polícia Militar fez uma explanação maior de toda estrutura que ela está idealizando, vai ter novidade este ano, que será anunciada no dia 10 de abril às 8h da manhã no teatro Margarida Ribeiro. A gente já vem fazendo reuniões desde o início de fevereiro”, informou.

Investimentos e atrações

Durante a reunião, o secretário ainda falou com relação às atrações contratadas para animar a festa e os investimentos feitos pela prefeitura. Este ano a Micareta de Feira não contou com nenhum grande patrocinador.

“Em atrações temos o total 61 bandas locais e 23 de fora. Somente para as atrações o investimento da prefeitura é de cerca de 2 milhões e meio de reais. Com relação aos valores dos trios elétricos, cada um do tipo A ficou em torno de 7 mil reais. Esse valor foi definido em licitação. O trio A tem uma melhor qualidade de som e também tem mais conforto no ambiente interno como nos camarins. O trio B também tem qualidade, mas não chega a ser como o A”, explicou.

O secretário informou ainda que não tem o valor total que a prefeitura vai investir na Micareta deste ano, já que a festa envolve diversas secretarias, a exemplo da Saúde, Serviços Públicos e Prevenção a Violência.

Edson Borges confirmou que a cantora Ivete Sangalo estará de fora da Micareta devido ao alto valor do cachê cobrado pela artista. Segundo ele, a atração mais cara paga pela prefeitura é Claudia Leitte, com o cachê no valor de 250 mil reais, seguida de Bell Marques com o cachê no valor de 200 mil reais. Outra atração que estará fora da festa, mas por falta de convite da prefeitura, será o cantor Igor Kannário.

Já estão confirmados para a festa: Harmonia do Samba, Daniela Mercury, Claudia Leitte, Netinho, Cheiro de Amor, Banda Eva, Saulo, Bell Marques, Durval Lelys, Timbalada, Gabriel Diniz, Parangolé, Guig Guetto, Duas Medidas e Xande de Pilares, além de várias atrações locais.

Atrações começam a desfilar às 13h

Com a intenção de tornar a Micareta uma festa diurna, este ano a secretaria de Cultura, Esporte e Lazer colocou grandes atrações para iniciarem os desfiles no circuito da Micareta no sábado e no domingo. O secretário Edson Borges afirmou que esse é um desejo da prefeitura e que só depende do folião comparecer cedo ao circuito.

“Esse ano, no sábado, vamos abrir a micareta às 13h com Denny Denan e logo em seguida teremos Chiclete com Banana. São duas grandes atrações pra iniciar o desfile de blocos no sábado. Já no domingo, a primeira atração é Xande de Pilares às 13h, logo em seguida será Claudia Leitte, que deve sair antes de 14h. Então são grandes atrações e o horário está no contrato. Só depende do folião. Só vai ter atraso se tiver algum imprevisto”, destacou.

Poluição Sonora

Durante a reunião foram discutidas ações de segurança e fiscalização durante a Micareta. Com relação a poluição sonora, o técnico da secretaria de Meio Ambiente, Sérgio Aras, afirmou que três equipes estarão na avenida fazendo a aferição do volume de som dos trios elétricos. Ele destacou que a orientação da secretaria é realizar um trabalho educativo.

“A orientação do secretário é sempre trabalhar de forma educativa e aqueles que não se adequarem é que serão aplicadas as penalidades que estão no decreto. Sempre que necessário vamos intervir para que seja colocado dentro da normalidade do decreto que foi publicado com os limites e emissões sonoras, que são os mesmos do Carnaval de Salvador”, afirmou, acrescentando que este ano os barraqueiros não vão poder usar som próprio.

“A estrela da festa é o trio elétrico, que já oferece ao folião a música que ele vai curtir na Micareta. A barraca é um local onde as pessoas vão entre um trio e outro descansar, tomar uma cerveja, uma água, então não há necessidade da barraca competir com o trio elétrico”, explicou.

Balões

Com relação aos balões, Sérgio Aras afirmou que Feira de Santana tem uma legislação relativa a Taxa de Licença de Publicidade e disse que os interessados em apresentar balões com informes publicitários deverão procurar a secretaria do Meio Ambiente para se regularizar pagando as taxas necessárias e recebendo as orientações de como fazer.

Trabalho do corpo de bombeiros

A subtenente Carla Santos de Souza, representante do 2° Grupamento de Bombeiro Militar de Feira de Santana, falou sobre o trabalho de fiscalização do órgão durante a Micareta. Ela explicou que o trabalho se dá em três comissões: sobre estruturas provisórias, que são camarotes e palcos, essa fiscalização é feita no próprio circuito; vistorias nos estabelecimentos comerciais, nos hotéis, pousadas; e vistoria de veículos, que é feita no Parque de Exposição com os trios elétricos, carros de apoio e carros de serviço. Ela destacou que durante o trabalho são observadas questões de segurança preestabelecidas em normas do Corpo de Bombeiros.

De acordo com a subtenente, os camarotes tiveram prazo até o dia 20 de março para entregar ou dá ciência que seriam os mesmos projetos dos anos anteriores. Segundo ela, dentre a relação que foi passada pela secretaria, tiveram alguns camarotes que não informaram nada ao Corpo de Bombeiros.

“A gente estará dando prioridade nas análises de projetos e vistoria aos que solicitaram dentro do prazo. Quem não solicitou ainda pode fazer isso, porém caso não dê tempo, a prioridade será para quem entregou dentro do prazo. A preocupação maior quando a gente faz a análise é a questão de evacuação, a depender também de como será decorado esse camarote, que pode aumentar o potencial de incêndio. Então a gente tem a preocupação com a largura das escadas, das saídas, justamente para facilitar a evacuação do público que está ali em alguma situação de emergência. Além dos equipamentos de combate a incêndios, como os extintores, que têm que estar na quantidade suficiente, dentro da validade, e instalados em lugares de fácil acesso e sem obstrução, além de bem sinalizados”, destacou.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

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