Daniela Cardoso
A Polícia Civil da Bahia realizou uma operação em todo estado nesta sexta-feira (29) denominada de ‘Aqualtune', com o objetivo de combater crimes contra a mulher e crimes de dignidade sexual, a exemplo de pedofilia e estupro de vulnerável. Em Feira de Santana, duas pessoas foram presas. A delegada Danielle Matias, titular da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), falou ao Acorda Cidade como os suspeitos foram localizados.
“O primeiro alvo, chegou até nós o mandado de prisão preventiva. Foi um fato que ocorreu no ano de 2016, no entanto o procedimento judicial começou e a justiça não conseguiu localizá-lo para fazer a citação. Então o juiz achou por bem decretar a prisão preventiva dele, que foi cumprida hoje”, relatou.
Já o segundo caso, ela afirma que ocorreu esta semana, quando uma mãe chegou até a delegacia e registrou uma ocorrência, após descobrir que a filha estava com uma doença sexualmente transmissível.
“No momento que começamos as investigações, conversando com a mãe e com a própria criança, chegamos a um homem, que era um amigo da família. No momento em que a equipe conseguiu localizar o suspeito, o interrogamos, ele negou, no entanto foi feito o exame e foi descoberto que ele também tinha a mesma doença, o que evidenciou e inclusive descobrimos que ele já sabia que era portador da doença. Essa semana chegou pra gente o mandado e cumprimos na data de hoje”, informou.
Os nomes dos presos não foram revelados pela Polícia Civil, pois existe uma determinação judicial para que não sejam divulgados os nomes e nem imagens dos presos durante a operação. Os únicos dados passados pela polícia ao Acorda Cidade foram as idades. Segundo a delegada, os presos têm 31 e 21 anos, ambos residentes em Feira de Santana.
“São duas pessoas acusadas de crimes graves contra crianças, uma de sete e outra de 11 anos, que foram tiradas de circulação nesse momento. Então com certeza a família e as vítimas se sentem mais protegidas. É uma resposta que se dá”, afirmou a delegada Danielle Matias.
De acordo com a delegada, os presos passarão por audiência de custódia e serão apresentados à justiça que vai decidir se eles serão encaminhados ao Conjunto Penal de Feira de Santana.
De acordo com a polícia, ‘Aqualtune’ é o nome de uma princesa africana vendida como escrava e abusada sexualmente quando estava grávida.
Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade