Acorda Cidade
O futuro é feminino, o presente também e cada vez mais, mas a sociedade ainda tem muito a caminhar no sentido da igualdade de gêneros. Em 2016, o Ministério da Justiça divulgou dados indicando que 30 milhões de meninas de até 18 anos, que vivem no Brasil, são afetadas pelas desigualdades relacionadas às questões de gênero.
Em 2019, apenas no mês de janeiro, 126 mulheres foram mortas no Brasil exclusivamente em razão de seu gênero, além do registro de 67 tentativas de homicídio. Os dados são da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). Em nota publicada no dia 4 de fevereiro de 2019, a CIDH comunicou que “… os assassinatos de mulheres não se tratam de um problema isolado e são sintomas de um padrão de violência de gênero contra elas em todo o país, resultado de valores machistas profundamente arraigados na sociedade brasileira.”
O contexto é extremamente preocupante, e são necessárias ações de combate e transformação dessa triste realidade. Felizmente, cada vez mais surgem no país projeto de atuação nos mais variados âmbitos da sociedade, e que buscam mudar a vida das mulheres de alguma forma. Reunimos abaixo cinco destes muitos exemplos, confira!
Sou Corderosa
Uma parceria da empresa brasileira de vestuário infantil Pampili e a ONG Plan International, o projeto Sou Corderosa faz parte do movimento global Por Ser Menina, e destina parte das vendas de diversos produtos da marca às crianças beneficiadas pela organização não-governamental. Além disso, estimula os pais a repassarem às meninas a importância do trabalho em sociedade para um futuro mais justo.
Feminaria
A independência financeira é um dos mais importantes passos para as mulheres se livrarem da dependência de companheiros violentos e de relacionamentos abusivos. Com o intuito de empoderar profissionalmente as mulheres, o projeto Feminaria, da advogada Ana Carolina Bavon, oferece consultoria, networking e espaço para trabalhar por preços acessíveis a mulheres empreendedoras.
Feminine Hi-Fi
A música, como campo profissional, desde sempre foi um campo espinhoso para mulheres. Com o foco de transformar essa realidade dentro do cenário independente, o projeto paulistano Feminine Hi-Fi surgiu em 2016 como um espaço para fomentar a circulação de mulheres por palcos e casas em todo o Brasil. Desde a sua fundação, a Feminine Hi-Fi já recebeu em seus eventos mais de 100 mulheres (Djs, cantoras, MCs), além de realizar oficinas, bate-papos e outras vivências de troca de informação, tanto no Brasil quanto na Europa.
Itaú Mulher Empreendedora
Criada pelo Banco Itaú, essa é uma rede social para mulheres empreendedoras, que oferece ferramentas como conteúdos e cursos para aprimorar técnicas de gestão de empresas, conexão entre as participantes da rede, dicas sobre gestão e finanças e muito mais.
Womenwill
Criada pelo Google, a Womenwill é uma iniciativa que tem como objetivo fomentar oportunidades econômicas que promovam o desenvolvimento e o sucesso das mulheres ao redor do mundo. A ideia é auxiliar as mulheres no uso da tecnologia para desenvolver habilidades, inspirações, além de treinamentos, eventos e ativismo.