Acorda Cidade
A primeira receita de macarrão pode até, supostamente, ter vindo da China, mas quem popularizou a massa do jeitinho que ela é, foram os italianos. Eles, inclusive, trouxeram este prato às terras brasileiras e com base no sucesso deste alimento na nossa culinária, segundo a ABIMAPI¹, o Brasil fica com a terceira posição no ranking de maiores consumidores de massas no mundo.
Queridinha nas mesas de casa e famosas no almoço de domingo, a massa é versátil, prática e também rica em carboidratos. Ou seja, além de gostosa, ainda dá energia para o dia todo. Pode ser encontrada em diversos tipos e cortes, como secas, frescas, recheadas, curtas, longas e planas, com ovos, sêmola e até instantâneas.
Independentemente da facilidade de manuseá-la em vários tipos de pratos, a massa é um alimento que precisa de cuidados, principalmente em seu cozimento. Isso evita errar no ponto e acabar com um resultado inesperado.
A Fortaleza, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, ensina o jeito certo de cozinhá-la com dicas² muito importantes. Confira:
Utilize uma panela grande para que o macarrão possa se mover livremente na água fervente. Como medida aproximada, são 5 litros de água e 1 colher (sopa) de sal para 450g de massa. Acrescente o sal e 1 colher (sopa) de óleo para evitar que grude durante o cozimento. Cozinhe-a em panela destampada, com água fervendo constantemente, mexendo de vez em quando, até que atinja o ponto al dente.
Massas curtas (argola, búzios, conchinha, parafuso e penne): Leve uma panela grande com água ao fogo e deixe ferver. Acrescente o sal e 1 colher (sopa) de azeite. Adicione a massa toda, de uma vez só, e deixe ferver novamente. Cozinhe com a panela destampada até que a massa esteja al dente, mexendo de vez em quando. Despeje-a em um escorredor e agite bem para drenar toda a água. Coloque a massa de volta na panela e reaqueça com um pedaço de margarina ou 1-2 colheres (sopa) de azeite, ou vire em uma travessa preaquecida e cubra com molho.
Massas longas (spaghetti e ninho, por exemplo): A técnica para cozinhar massa longa consiste em mergulhá-la lentamente na água fervente. Ao entrar em contato com a água fervente, o macarrão fica macio e pode se espalhar na panela sem quebrar. Calcule o tempo de cozimento a partir do momento em que voltar a ferver depois de colocá-lo. Quando estiver cozido, escorra bem. Enxágue a panela, leve de volta ao fogo e adicione um pedaço de margarina ou 15-30 ml de azeite. Coloque-o novamente na panela e mexa sob fogo alto até ficar brilhante.
Além destas dicas, não se esqueça de seguir o modo de preparo indicado na embalagem para conseguir o sabor e consistência desejados!
Agora, aproveite o que aprendeu com a Fortaleza e coloque em prática os métodos citadas para massas curtas e longas preparando os deliciosos Spaghetti ao Molho de Camarão com Leite de Coco e Parafuso ao Molho Agridoce com Costela de Porco.
Veja abaixo o passo a passo das receitas:
Como fazer Spaghetti ao Molho de Camarão com Leite de Coco
Ingredientes:
1 pacote de Spaghetti Fortaleza (500g)
400g de camarões limpos e sem casca
2 colheres de sopa de azeite-doce
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 lata de molho de tomate
200ml de leite de coco
2 colheres de sopa de salsa picada
50g de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Pimenta dedo-de-moça picada (opcional)
Modo de Preparo:
– Faça o espaguete seguindo as instruções da embalagem.
– Em uma frigideira funda, refogue a cebola e o alho em uma colher de sopa de azeite-doce.
– Adicione o camarão e espere ele ficar rosado.
Coloque o molho de tomate e deixe todo o conteúdo da panela cozinhar por 5 minutos.
– Acrescente ao molho o leite de coco e acerte o sal e a pimenta.
– Em uma travessa, coloque o espaguete e o molho por cima.
– Finalize com o azeite, a salsa e o queijo.
Como fazer Parafuso ao Molho Agridoce com Costelinha de Porco
Ingredientes:
1 embalagem de Parafuso Fortaleza 500g
6 colheres (sopa) de azeite
100g de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de mostarda
500ml de polpa de tomate
1kg de costelinha de porco
3 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de molho inglês
1 colher (sopa) de catchup
a gosto sal e tomilho
Modo de Preparo:
– Na véspera tempere as costelinhas de porco com azeite, alho, sal e tomilho. Cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 1 hora.
– Prepare o molho agridoce. Em uma panela média, coloque o açúcar mascavo e deixe derreter. Acrescente o molho inglês, a mostarda, o catchup, a polpa de tomate e deixe em fogo baixo mexendo sempre até todos os ingredientes se dissolverem e reserve.
– Pincele as costelinhas com o molho agridoce, acomode-as em uma forma, cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 1 hora. Cuide para as costelinhas não ressecarem, pincele novamente o molho agridoce quando necessário. Reserve o restante do molho para temperar a massa. Retire do forno, desfie as costelinhas, reservando algumas com osso para decorar.
– Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “Al Dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
– Em uma panela média, aqueça o molho agridoce junto com a costelinha desfiada.
– Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o molho agridoce com costelinha desfiada e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Acomode por cima as costelinhas com osso e sirva a seguir.