Feira de Santana

Vereador Edvaldo Lima protocola ação no MP contra Embasa

Ele solicita ainda que a empresa disponibilize, gratuitamente, caminhão pipa para o abastecimento dos consumidores até que o serviço seja normalizado.

Acorda Cidade

O vereador Edvaldo Lima deu entrada com uma representação no Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) contra a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), em Feira de Santana. Na representação, o vereador solicita que o MP ingresse com ação civil pública para que a Embasa normalize o fornecimento de água em vários locais de Feira de Santana no prazo de 72 horas. 

Edvaldo Lima solicita ainda que a empresa disponibilize, gratuitamente, caminhão pipa para o abastecimento dos consumidores até que o serviço seja normalizado. 

A ação ainda diz respeito às cobranças indevidas. Quando se encaminha os boletos para pagamento mesmo sem efetivo fornecimento de água. Segundo a assessoria de comunicação, o vereador pede que a empresa se abstenha de fazer cobrança no período em que se constante que houve problemas no abastecimento.

Em resposta ao Acorda Cidade, a Embasa informou que ainda não foi notificada pelo Ministério Público sobre o assunto e que quando notificada, a empresa vai prestar todas as informações pertinentes. Ainda em nota, a Embasa explicou os motivos da falta de água na cidade.

“Esclarecemos que ocorrências de intermitência no fornecimento de água são características do verão em Feira de Santana, quando ocorre um aumento acentuado do consumo devido às altas temperaturas. A Embasa mantém equipes em campo monitorando pontos críticos e realizando intervenções pontuais para regularização, bem como envia carros-pipa para áreas onde se demanda. Reclamações desse tema podem ser registradas pelo telefone 0800 0555 195, no WhatsApp 9978 2302 ou pela Central de Serviços Web no site www.embasa.ba.gov.br

Nos últimos anos, a Embasa realizou intervenções e obras incluíram a recuperação de trechos da principal adutora que traz água da estação de tratamento para a cidade, ajustes no sistema de distribuição, a substituição de redes subdimensionadas, instalação de novos equipamentos para aumentar a capacidade de bombeamento na estação, implantação de um centro de reservação na região norte, entre outras ações. A Embasa vem ano a ano trabalhando para melhorar o atendimento em Feira de Santana. Mesmo com essas intervenções, o uso racional da água por parte da população é fundamental para manter o equilíbrio da operação do sistema, já que o aumento no consumo causa redução das pressões nas redes.

Outro aspecto importante a se observar é que ter uma caixa de água (ou reservatório de água) é tão importante quanto ter água na torneira diariamente. Com a caixa de água, o morador garante que sua família tenha quantidade de água suficiente para consumo, mesmo em momentos de variação na pressão (como é comum acontecer no verão) ou manutenção das redes e outras situações emergenciais, conforme legislação vigente. Nos casos dos imóveis com mais de um pavimento, a lei determina a instalação de reservatório inferior equipado com bomba para abastecer os demais andares. Instalar o reservatório apenas na parte superior do imóvel não é o bastante, pois, algumas vezes, a pressão da rede na rua não é suficiente para que a água chegue aos andares de cima. É preciso ter um reservatório com bomba no térreo para puxar a água".

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários