Feira de Santana

Sistema de reconhecimento facial será utilizado durante a Micareta de Feira

O coordenador de polícia também falou sobre o plano estratégico de segurança para os dias de Micareta, que segundo ele, já está totalmente pronto.

Daniela Cardoso

Atualizado às 21:58

Com o resultado positivo do sistema de reconhecimento facial, que foi utilizado durante o Carnaval de Salvador, quando a polícia conseguiu prender um acusado de homicídio, o trabalho será ampliado para outros eventos do estado da Bahia, incluindo a Micareta de Feira de Santana.

De acordo com o coordenador de Polícia, delegado Roberto Leal, a secretaria de Segurança Pública, que é responsável pela implementação desse projeto, confirmou que o reconhecimento fácil será instalado nos portais da Micareta de Feira de Santana. Com isso, ele acredita que vai inibir a presença de procurados pela justiça no circuito da festa.

“Sabemos que esses delinquentes tentam de qualquer forma burlar o sistema, mas isso nós percebemos pelo o que foi apurado em Salvador. O sistema é eficaz, pela inovação que foi implementada pelo secretário Maurício Barbosa e esperamos que em Feira de Santana seja o mesmo sucesso que ocorreu em Salvador”, afirmou.

O coordenador de polícia também falou sobre o plano estratégico de segurança para os dias de Micareta, que segundo ele, já está totalmente pronto.

“Estamos intimando as escalas extras, inclusive o chamamento de servidores de outras unidades policiais para participarem da Micareta de Feira. Estamos com o planejamento das ações operacionais que antecedem o período da Micareta, principalmente aqueles locais que por ventura a mancha criminal indique a necessidade de uma atuação da Polícia Civil, estamos alinhando essa situação e todo planejamento vai ser aplicado na próxima semana em relação a Micareta. Queremos que se repita o que aconteceu no ano passado, que foi um festejo de forma tranquila com relação aos índices criminais e esperamos reduzir ainda mais esse ano”, afirmou.

Com relação ao trabalho realizado durante a Micareta do ano passado, Roberto Leal disse que algumas alterações devem ser feitas, principalmente na maior aplicação de servidores no sistema velado, dos policiais que trabalham no meio dos foliões disfarçados, com o objetivo de atuar em prisões de pessoas envolvidas com tráfico de entorpecentes ou roubos e furtos.

“Pretendemos implementar essas equipes e também aumentar os dias que a visão noturna trabalha nos dias que antecedem a micareta. Ano passado nós fizemos com quatro dias, esperamos que nesse ano consigamos trabalhar por oito dias seguidos. A visão noturna trabalha antes do micareta justamente para a tranquilidade. Nós percebemos ano passado que a ação da visão noturna no entorno do micareta inibiu o furto e roubo de veículos, que é comum nessa época naquela região. Além disso, nós já estamos com operações em planejamento junto à policia militar, para que a gente atue nos bairros em que por ventura identificamos a necessidade de atuação”, afirmou, acrescentando que a polícia trabalha para que seja um período tranquilo.

“As equipes já estão sendo escaladas, o monitoramento da macha criminal já está sendo estabelecida, estamos trabalhando com dados comparativos, justamente para ver os dados de atuação em determinados pontos e diferenciar. O que nós queremos é proporcionar a população de Feira de Santana uma festa com tranquilidade, sabendo que a Polícia Civil e a Militar estão aptas a dar segurança para todos”, disse.

Quantitativo de policiais atuando na Micareta

O coordenador Roberto Leal informou que serão por volta de 400 a 500 servidores disponibilizados para trabalhar na Micareta de Feira de Santana.

“Como falamos por postos, temos períodos de 12 horas e necessidade de empregar. Só em Feira de Santana, cerca de 140/150 policiais, além dos que virão. Temos reforço do Draco, efetivos de outras Corpins. Esperamos trazer efetivados nas equipes isoladas, porque os trabalhos que foram desenvolvidos nos postos, foram trabalhos que pretendem atender a demanda da micareta”, afirmou.

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários