Daniela Cardoso e Ney Silva
Chuva e ventos fortes assustaram moradores e causaram prejuízos no condomínio Campo Belo no bairro Campo do Gado Novo, em Feira de Santana. Cerca de 40 casas tiveram os telhados danificados. A dona de casa Mabele Aparecida Silva Souza está preocupada com o afastamento das telhas que provocou uma abertura no telhado.
“Está demais esse buraco enorme, a gente tá com medo de chover e encher de água, como é que vai ficar a gente? Mesmo sem chuva tá tudo desabando, ontem mesmo caiu uma aqui, quase caiu na cabeça de uma criança. Quando a gente liga pra Caixa, dizem que não podem vir ou só daqui a um mês. Se chover novamente vai molhar a laje e a gente tá com medo de encharcar e ficar pingando dentro de casa”, afirmou.
Também moradora do Campo Belo, a senhora Rizo Pereira achava que era chuva de granizo até perceber que eram as telhas caindo das casas. Ela afirmou que nos moradores não têm um seguro para as residências.
“Quando começou a chover, parecia que tava caindo granizo, só que não era, eram as telhas voando, porque as telhas não são cravadas, então a maioria das casas das esquinas está destelhada e a gente liga pra Caixa e só dá ocupado. Dizem que até cinco anos é por conta da Caixa e o rapaz falou esta semana que como foi fenômeno da natureza, é por conta da Caixa, agora depois que passar de cinco anos, aí a Caixa já não tem nada a ver”, disse.
De acordo com a moradora, até agora ninguém por parte da Caixa esteve no local para auxiliar os moradores e nem para avaliar a situação. Ela está preocupada que novas chuvas ocorram, já que as casas estão destelhadas.
“A gente tá esperando que eles venham ver o nosso lado porque não foi uma nem duas, foram várias casas, se você ver nos apartamentos lá em baixo, é de fora a fora que está destelhado por conta do vendaval. É um fenômeno da natureza, mas a gente queria que eles viessem dar um suporte a gente. Se chover novamente pode alagar a laje, vai começar a mofar. Se não telhar, pode danificar e até cair”, disse.
A dona de casa Adriana Lopes de Alcântara, que mora na Rua 20, casa 44, do Campo Belo, também está se sentindo prejudicada. Segundo ela, a chuva molhou a casa toda e também alguns móveis.
“Tá tudo molhado. O meu rack ficou todo fofo por baixo. A ventania assustou os moradores. Foi muito forte, caiu o fio, quebrou o fio de internet, faltou energia e o local ficou muito escuro”, afirmou.
O Acorda Cidade entrou em contato com a Caixa Econômica Federal, mas até o momento não recebeu nenhuma resposta.