Saúde

Nutricionista dá dicas de alimentação saudável no Carnaval

A nutricionista alerta para a escolha de quais alimentos comer durante a festa e também destacou a importância da hidratação.

Daniela Cardoso

Em períodos de festas, as pessoas costumam se permitir, inclusive no que diz respeito a comida. Isso não é diferente no carnaval. Mas quais cuidados são necessários para evitar danos à saúde? A nutricionista Bianca Gonçalves de Brito alerta para a escolha dos alimentos durante a festa e também destaca a importância da hidratação.

“A ingestão de alimentos contaminados é um risco elevado para a saúde do indivíduo, se a pessoa ingerir um alimento contaminado por salmonela ou estreptococos, que está em alimentos crus ou maus condicionados, pode ocasionar uma série de sintomatologias, como náuseas, derreia, vômito. A ingestão excessiva de bebidas alcoólicas pode ocasionar cefaleia, desidratação, entre outros sintomas. Se for comer na rua, a pessoa deve evitar os alimentos expostos, evitar alimentos que não estejam bem fritos, cozidos ou condicionados”, afirmou.

Ela alerta que quem for para folia deve se alimentar bem pela manhã, ter uma ingestão proteica, com alimentos ricos em proteínas, ter uma boa ingestão de carboidratos, frutas, não esquecer da reposição de água ao longo do dia, inclusive durante a folia. Segundo a nutricionista, a ingestão excessiva de álcool ocasiona a desidratação e pessoa deve alternar a água entre uma bebida alcoólica e outra, além de fazer reposição de eletrólitos através da ingestão de água de coco.

Além da bebida alcoólica, a nutricionista Bianca Gonçalves ainda falou sobre o calor. Os dias de carnaval prometem ser bem quentes e a hidratação não deve ser esquecida em nenhum momento do dia.

“Temos que pensar na questão da desidratação, pois como a pessoa vai estar ingerindo muito álcool e vai estar exposta ao sol, essa possibilidade é grande, se não fizer uma boa reposição hídrica. A bebida alcoólica desidrata. É natural as pessoas beberem durante o carnaval, mas é importante fazer a reposição hídrica entre uma bebida e outra”, salientou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários