Tunísia Cores
As escolas que desejam participar da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) têm até 15 de março para inscrever os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A ficha de inscrição está disponível na página da competição, que permite alunos também da rede privada. Serão duas etapas: a primeira acontece em 21 de maio e a segunda, em 28 de setembro. O resultado será disponibilizado em 03 de dezembro.
As avaliações são divididas em três níveis, cuja dificuldade está associada à escolaridade: nível 1 (sexto e sétimo anos), nível 2 (oitavo e nono anos) e nível 3 (qualquer ano do ensino médio). No ano passado, aproximadamente 99,4% das cidades do país participaram por meio de 18,2 milhões de estudantes.
Os 24 alunos inscritos pelo Colégio Americano na edição de 2018 marcaram a segunda participação consecutiva da instituição de ensino. “O estudo da Matemática desenvolve habilidades e competências que são imprescindíveis ao longo da vida. Por isso, a escola trabalha com seus alunos proporcionando aplicabilidade e significação dos conteúdos abordados”, defende a graduada em Pedagogia Andressa Dias Nunes Magalhães, responsável pelo Ensino Fundamental II e no Ensino Médio.
Além de trazer mais visibilidade e prestígio à disciplina, a competição é capaz de incentivar o aprendizado na opinião de Magalhães. Por isso, uma das estratégias adotadas é a realização da Olimpíada Interna do Colégio Americano. “A OINCA foi idealizada tanto para intensificar o preparo dos alunos, como para desmistificar que a Matemática e muito difícil e entediante”, sinaliza a profissional que é também pós-graduada em Gestão Educacional Integrada.
Com questões aplicadas no formado do torneio nacional, a OINCA prepara os alunos, que também passam a ter acompanhamento de parte da equipe docente. “Está sendo oferecido apoio dos professores de Matemática, com momentos de estudos direcionados. Há também suporte da equipe pedagógica e administrativa, com a utilização de estratégias de premiação para os alunos destaques”, acrescenta a educadora.
Premiações
Serão 6,5 mil medalhas de acordo com a organização: 500 de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze. Além disso, serão até 46,2 mil Menções Honrosas. Nas escolas particulares, serão receberão 975 medalhas (75 ouros, 225 pratas e 675 bronzes) e até 5.700 certificados de Menção Honrosa.
Os vencedores de cada rede de ensino serão premiados separadamente. O resultado está previsto para em 03 de dezembro e, quem receber medalhas, garante o ingresso em programas de iniciação científica.
Realizado desde 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o suporte da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Obmep recebe recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).