Acorda Cidade
Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC), localizados em Feira de Santana, Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Itabuna e Jequié, estão com inscrições abertas para diversos cursos e oficinas gratuitas, como Robótica, Piloto virtual, Inglês, Libras para iniciantes, Empreenda, Geometria em ação, Cosplay e outros.
Os cursos e oficinas são direcionados aos estudantes da rede estadual matriculados no 9° ano, no Ensino Médio, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou Educação Profissional e Tecnológica. Veja abaixo a relação dos cursos ofertados por unidade do CJCC.
Para se inscrever, o interessado deverá ir para a unidade do Centro Juvenil de sua cidade. É necessário levar cópias do comprovante de matrícula da rede estadual, do comprovante de residência, do CPF e da Carteira de Identidade. No CJCC de Itabuna, as atividades começam no dia 25 de fevereiro; nos Centros Juvenis de Salvador, Feria de Santana, Barreiras e Jequié, no dia 11/03; no CJCC de Senhor do Bonfim, no dia 12/03; e no de Vitória da Conquista, no dia 18/03. Para cada curso e oficina são ofertadas 25 vagas.
Sobre os Centros Juvenis – Iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) promovem a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. Nos centros são oferecidas diversas atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, como cursos e oficinas realizadas de forma lúdica em ambientes interativos.
Oferta de cursos por CJCC:
Feira de Santana
Jogos de tabuleirão; Heurécka; Papéis interativos; Corrida espacial; CSI; English conversation for beginners; Literatura periférica; Solta a batida!; Ideias que rendem; Libras para iniciantes; e Dobraduras e jogos
Salvador
Biotec; Jogos teatrais; Corpus; Culturama; Movidance; Papéis interativos; Ecociências; Pense grande; Embaixadores da ciência; Piloto virtual; Eu, escritor; #Partiumuseu; Investigação científica; Giro da física; Inglês; Filme, edite e publique; Ser e grafias; Fotografia; Robótica; Games; Música; e Garagem de aplicativos.
Jequié
Na crise eu crio – Empreendedorismo sustentável; Desenvolvendo games com scratch – (em 3 modalidades); FotAção; Oficina da palavra; Ilusão (f)ótica; Hqs em série; Eu poeta; Vem ser, seu principal desafio; Teatralizando; Imersão no inglês; Bioquímica de alimentos; Qual a música que te toca?; Universo do cosmaker ao cosplay; Estampano – Desenho; molde e carimbo; e Montagem e programação de robôs.
Itabuna
Escrevivências, Literatura Encena; Trilhas na Mata Atlântica; Dança, Corpo e Movimento; Robótica; Modelagem tridimensional; A arte de Reciclar; Desvendando o DNA; Cosplay; Ciência Fantástica dos Super-Heróis; English's Club; I Love English e A Medicina das Plantas.
Senhor do Bonfim
História em cinema; Viva a diversidade; Vibe dance;Teatro C; Esporte interativo; Experimentoteca maker; O invisível mundo microbiano; Clube de Ciências; Crush VIP; Carpie diem; No limite da matemática; A história da matemática; Geometria em ação; Empreenda; #Easymática; Poescria; Eu escritor cordel; Click juvenil; Robótica livre; e Reinvenção das coisas.
Barreiras
Reciclaê; Trilhas do Cerrado; Scratch; Por trás da canção; Meu primeiro emprego; Vida de inseto; Cozinha criativa; Do ato ao teatro; Circuito elétrico; Tribos urbanas; O X da questão; Balaio das artes; Empreenda!; Trilhas do Território de Identidade; Audiovizoom; Robótica; Choque cultural; Circuitos elétricos; e Um ponto no mapa.
Vitória da Conquista
Robótica; Mundo invisível; Mutantes; Studio plantas; Quadrinhos em rede; Cosplay; Aventuras em série; F5; Fanfic;1+1 É mais que 2; Na medida – IEED/Normal; e É da $ua conta? – Polivalente.