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O segmento de floriculturas é um dos que crescem no país e devem receber um número expressivo de novos empreendedores em 2019. Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o mercado das flores cresceu 9% em 2017, e as projeções apontam que esse número deve girar entre 7% e 8% em 2018. Quanto ao faturamento, em 2017 o setor lucrou R$ 7,2 bilhões, com previsão para R$ 8 bilhões em 2018.
A ascensão das floriculturas online certamente é uma das grandes responsáveis pelo equilíbrio do setor. As facilidades de um negócio virtual em comparação a um estabelecimento físicos merecem destaque, e devem atrair novos investimentos em 2019.
Abrindo uma floricultura online
As flores estão muito presentes no dia a dia dos brasileiros, nas mais variadas ocasiões. Da decoração de igrejas para casamentos e batizados ao ato de presentear e homenagear com flores, não faltam opções e nichos para quem quer investir na área. Justo por isso, as lojas online têm aumentado sua participação no mercado e explorado novas possibilidades.
Um dos ramos que crescem, por exemplo, é o de coroas fúnebres. Se antes, por ocasião do falecimento de algum ente ou amigo, era necessário buscar as floriculturas físicas especializadas nesse tipo de produto, hoje é possível estar em qualquer lugar do país – e até mesmo do mundo – e solicitar a entrega de uma coroa de flores em Belo Horizonte. Dessa forma, um momento muito delicado como esse torna-se menos complicado no que se refere à homenagem a ser prestada.
Os e-commerces direcionados à venda de plantas ornamentais também vêm ampliando sua atuação. Especializadas em espécies de árvores, plantas arbustivas, e até mesmo de mudas, essas lojas permitem que o cliente escolha seu produto não só pelo preço, mas também por altura, espécie, entre outros quesitos.
Para empreender nesse segmento, algumas dicas são importantes. Primeiro, estudar bem o nicho em que quer atuar. Segundo, trabalhar com fornecedores de confiança e de qualidade, proporcionando ao cliente boas experiências na compra. Também é preciso ter um site bem estruturado, seguro, e que seja fácil e intuitivo, evitando que o comprador sinta dificuldade e acabe abandonando sua loja.
Vale também estudar as lojas que já estão em atuação no nicho escolhido, além de consultar o Sebrae da região, coletando dicas e orientações.