Rachel Pinto
A estudante de letras e poetisa feirense Júlia Suzarte, de 19 anos participou, nesta quarta-feira (30), do Programa Encontro, apresentado por Fátima Bernardes, na Rede Globo.
O programa discutiu com professores, artistas, ativistas sociais e escritores, a importância da leitura como mecanismo de aprendizado, educação, desenvolvimento da fala, da escrita e da capacidade de entender melhor o mundo.
Natural do distrito de Maria Quitéria, na zona rural de Feira de Santana, a jovem falou sobre a sua experiência com os livros e emocionou o público ao recitar uma poesia sobre o tema.
Foto: Reprodução/TV Globo
O gosto pela leitura adquiriu através do irmão e com o amor pelos livros ela tenta transmitir para os familiares, especialmente os pais que não conseguiram concluir os estudos. Júlia encantou a todos pela sua simplicidade, carisma e sede de conhecimento, e contou que gosta de ler sobre empoderamento feminino e escrever sobre sentimentos e fatos do dia a dia.
“Minha vida toda em estudei em escola pública e minha primeira escola não tinha biblioteca. Só tinha acesso a livros didáticos. Meu irmão estudava em outra escola e lá existia biblioteca. Ele levava vários livros para casa e eu ficava muito feliz. Ele hoje é acadêmico em Matemática e sempre foi uma grande inspiração para mim”, contou.
Foto: Arquivo Pessoal | Pai de Júlia fica emocionado ao ver os textos da filha
Júlia que é fã do escritor Braulio Bessa, utiliza as redes sociais para divulgar alguns de seus textos e trabalhos. Ela também espalha mensagens de ânimo, amor e empoderamento na comunidade rural em que vive e é motivo de orgulho para toda a família.
Sua participação no programa Encontro além de emocionar, chamou a atenção de muitas pessoas. Ela foi convidada por uma editora para em breve lançar seu livro de poesias.
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução/Instagram