Daniela Cardoso e Ney Silva
O superintendente municipal de trânsito, Maurício Carvalho, anunciou, na manhã desta quarta-feira (23), intervenções em ruas de quatro bairros de Feira de Santana. O objetivo, segundo ele, é melhorar o tráfego nos bairros Queimadinha (próximo ao Fórum Filinto Bastos), Kalilândia, Santa Mônica e Parque Getúlio Vargas.
Próximo ao Fórum, está sendo criado um binário nas ruas Aloísio Resende e Barão de Cotegipe. Para criação do binário, essas ruas e mais a Rua Álvaro Simões, que são a paralelepípedos, estão sendo asfaltadas.
“Faremos a criação de um novo binário na Aloísio Resende desde o cruzamento com a Geminiano Costa indo até a Rua Intendente Abdon, que é na Kalilândia. Onde hoje é mão e contramão, passará a ser sentido único. Em contrapartida, a Barão de Cotegipe, que é uma rua paralela, vai trazer para o centro da cidade os condutores. Vamos melhorar muito, pois o semáforo que existe com a Campos Sales passará de três tempos para dois e vai diminuir o conflito no cruzamento, vai resolver a dificuldade que existe de estacionar na Aloísio Resende, principalmente próximo ao juizado especial. Vamos ter cerca de 138 vagas novas no local. As artérias estão todas sendo pavimentadas”, afirmou.
Outra intervenção será feita nas ruas Equador e Estados Unidos, no bairro Kalilândia, onde haverá mudança de sentido nessas vias e colocação de semáforos.
“Vamos inverter o sentido da Rua Equador, voltando para a Getúlio criando essa nova alternativa, uma vez que a maioria das ruas levam da Getúlio para a Kalilândia. Vamos instalar um semáforo amarelo intermitente, pois muitos acidentes ocorriam naquele local. Será feita sinalização horizontal e vertical para auxiliar no trânsito do local”, explicou.
A terceira intervenção será realizada em ruas do bairro Santa Mônica. As ações da SMT vão contemplar a Rua Teu Teu, que interliga o Parque Getúlio Vargas a Santa Mônica, e as ruas desse bairro como Saracura, Tuparis, São João Batista, Barcelona e Moreira.
“Essa intervenção no cruzamento do último semáforo da Getúlio Vargas, que é a Rua São João Batista, atravessando para a Rua Teu Teu. Aquele semáforo será reduzido do seu terceiro tempo para dois tempos, sincronizando com a Santo Antônio e a Frei Aureliano, fazendo com que a Getúlio fique com o trânsito mais rápido. Também vai haver o fechamento do último retorno da Getúlio, dando a opção de retorno na quadra. A Rua Saracura será transformada em sentido único, pois está havendo um grande conflito naquele local”, afirmou.
Maurício Carvalho informou que os recursos para as intervenções no trânsito, como a sinalização vertical e horizontal, são oriundos de multas de trânsito.
“Tivemos uma orientação do Denatran para que as intervenções de trânsito sejam pagas com recursos de multas de trânsito. Mas as operações de tapa-buracos e melhorias de vias, que não têm a ver com o trânsito, continuam a ser feitas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano”, informou.