Tunísia Cores
As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2019) acontecem entre 22 e 25 de janeiro de 2019. De acordo com quadro de vagas, disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC), apontam que 1287 Instituições de Ensino Superior ofertam vagas gratuitas para a graduação, mas houve uma queda de 1,7% no quantitativo. São 4.125 oportunidades a menos que o Sisu 2018.
Na opinião de Ana Flávia Chaves Marques, de 16 anos, a redução impacta apenas para quem não aproveitou o ano para manter os estudos em dia. “Eu continuo motivada, mas acho que isso faz muita diferença para quem não fez por onde. Eu fiz um ano de cursinho pré-Enem e vi a quantidade de pessoas que estavam estudando”, sinaliza a estudante que busca a aprovação, preferencialmente, no curso de Medicina.
Para alcançar uma boa pontuação e ficar acima da nota de corte do Enem e ter possibilidades reais de aprovação, Ana Flávia relembra que a preparação foi possível graças à bolsa de estudo com 50% de desconto na mensalidade. “Fez a diferença para mim porque eu não tinha como pagar R$ 1000 em um curso pré-Enem. Assim como eu, muitas pessoas eram bolsistas do Educa Mais no meu curso”, relembra.
A bolsa de estudo também abriu portas para Natiele Brito Cardoso, de 24 anos, se preparar para o exame e enxergar o Sisu como uma oportunidade real de ingresso no ensino superior. “O desconto fez a diferença, com certeza. Reduziu o curso do custo. Consegui estudar em um bom curso e pagar a metade do valor”, avalia a estudante, que está em dúvida entre a Nutrição ou a Fisioterapia.
Antes da inscrição no Sisu, a estudante precisou conciliar o cursinho com a rotina profisional. “Precisava conciliar o trabalho com o curso pré-vestibular. Acredito que a redução das vagas faz a diferença porque tem muita gente se preparando. A redução vai deixar de fora pessoas que certamente passariam”, comenta.
Duas novas instituições participam desta edição do processo seletivo: a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), na Bahia; e a Faculdade Municipal Professor Franco Montoro (FMPFM), em São Paulo. Além da nota do Enem 2018, é preciso ter pontuação maior do que zero na Redação. As opções de vaga devem ser cadastradas por ordem de preferência de instituições de ensino, local da vaga, curso e turno, e modalidade de concorrência.
A partir do próximo ano, o processo de inscrição na lista de espera mudou: estudantes aprovados na chamada regular não poderão participar da lista de espera. Caso não seja selecionado, poderá se candidatar, mas em apenas uma das opções. Até a edição anterior, era permitido ao estudante cadastrar duas opções de curso e, ao desistir da primeira vaga, ingressar na lista de espera da segunda opção.
Calendário do Sisu 2019
22/01 a 25/01 – Período de inscrições
28/01 – Resultado da chamada regular
28/01 a 04/02 – Prazo para participar da Lista de Espera
30/01 a 04/02 – Matrícula da chamada regular
07/02 – Convocação dos candidatos em lista de espera