Feira de Santana

Feira desperta atenção da OMS com ações voltadas para idosos

O reconhecimento pela qualidade dos serviços e, sobretudo, pelos resultados, foi ressaltado por dois pesquisadores durante visita ao Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira.

Acorda Cidade

As ações de inclusão social voltadas para os idosos, promovidas pelo Governo Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), causaram impacto positivo e impressionaram pesquisadores do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O reconhecimento pela qualidade dos serviços e, sobretudo, pelos resultados, foi ressaltado por dois pesquisadores durante visita ao Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira.

Durante a visita ao Dona Zazinha, coordenado por Tilda Brasileiro, os técnicos assistiram algumas das 15 oficinas que são desenvolvidas com os idosos. Dentre elas, as de dança e shows musicais, tão convidativas e contagiantes que até mesmo os pesquisadores do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS)/Universidade Federal de Viçosa (MG), Simone Martins e Wellington Rodrigues, não resistiram e foram para o salão de festas dançar.

Processo de constante evolução

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, a satisfação dos técnicos com os projetos desenvolvidos em Feira de Santana voltados para os idosos é gratificante. Ele considera que muitas ações já foram feitas e que muito mais ainda precisa ser promovido dentro de um processo de constante evolução da inclusão social com dignidade.

Alegria muito grande das pessoas envolvidas nestes projetos

A pesquisadora Simone Martins afirmou estar surpresa com o que está presenciando em Feira de Santana, especialmente no Dona Zazinha. “Que energia é esta? Viemos conhecer o que Feira de Santana está oferecendo à população e o que vemos aqui é uma alegria muito grande das pessoas envolvidas nestes projetos”, frisou.

A visita visa o mapeamento das seis cidades brasileiras – e única na Bahia – selecionadas que aderiram à estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. “Pretendemos gerar subsídios para que o Ministério do Desenvolvimento Social possa compreender o processo de adesão em implantação da estratégia e apoiar os municípios para avançarem na certificação”, revelou.

A partir dos dados coletados, o MDS, conforme seus técnicos, pretende se preparar para dar melhor apoio técnico aos municípios, com a capacitação de gestores e emprego de metodologias.
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários