Andrea Trindade
Criada para atender a população de Feira de Santana em vários serviços da prefeitura como reclamação de poluição sonora, comunicado de animal morto ou na pista, troca de lâmpada e denúncia de terrenos baldios, a Central 156, era alvo de reclamações por conta de dificuldade de comunicação. Entre elas estava o falta de que algumas operações de telefonia não permitiam a ligação gratuita.
A prefeitura, através da secretaria Municipal de Prevenção à Violência, reformulou o sistema e agora passa a se chamado Fala Feira 156, que conta além do atendimento telefônico gratuito, de qualquer operadora, de um aplicativo pelo qual o cidadão pode enviar suas reclamações, sugestões e denúncias. A nova ferramenta tem ainda como diferencial poder fazer o acompanhamento da solicitação pelo smartphone.
O secretário Pablo Roberto informou ao Acorda Cidade que as secretarias terão um prazo para responder ao solicitante e caso isso não ocorra o prefeito Colbet Martins e ele receberão um alerta comunicando a falta de retorno.
“Esse é um projeto muito importante da prefeitura de Feira. Já temos o 156 funcionando há alguns anos na prefeitura, nos reconhecemos que este numero em que as pessoas ligavam para a central, apresentava algum tipo de problema porque as operadoras de celular não liberaram a ligação gratuita, tinham que ter ou crédito ou conta pós-paga para conseguir. Hoje todas as operadoras recebem a ligação, mas entendemos que poderíamos avançar um pouco mais e criamos o aplicativo. As pessoas podem baixar, fazer o cadastro e a partir daí todas as informações que queiram reclamar, sugerir ou denunciar pode ser feito pelo aplicativo. Elas poderão acompanhar o processo, terão um protocolo e saberão o dia e a hora em que a denúncia foi feita, o dia em que foi para a secretaria competente, e o mais importante, a secretaria tem um prazo para responder a solicitação. Se o prazo for de oito dias, no sétimo dia, eu e o prefeito receberão um bip dizendo que a secretaria tal não respondeu ao cidadão e a gente vai cobrar desta secretaria o retorno”, explicou o secretário.
O aplicativo Fala Feira já está disponível na loja de aplicativo dos sistemas Android e iOS. O usuário também pode enviar imagens para complementar a denúncia.
Pelo Fala Feira, as pessoas também poderão entrar em contato com a Defesa Civil, para acionar o órgão em caso de alagamentos, risco de desabamentos, ou rachaduras em imóveis que podem gerar algum risco a moradores. Segundo o coordenador do ógão, Pedro Américo, pelo aplicativo o morador pode enviar as fotos para que o problema seja analisado previamente antes de a equipe ir ao local caso necessário.
App para Android:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.softwaredata.falafeira156
App para Iphone:
https://itunes.apple.com/br/app/fala-feira-156/id1437181447?mt=8
O aplicativo foi apresentado à imprensa nesta quinta-feira (29). Na oportunidade o prefeito Colbert Filho assinou um decreto instituindo o Programa de Voluntariado Civil de Feira de Santana, e o prêmio Cidadão Voluntário da Defesa Civil.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.