Toque Esportivo

Atleta de Feira de Santana é convocada para seleção brasileira de natação juvenil

Para Ana Clara, a convocação para a seleção juvenil brasileira foi um presente, um mérito conquistado por ela, pela família, pais, amigos e professores.

Rachel Pinto

A atleta de Feira de Santana, Ana Clara Guerra, de 13 anos, ainda está surpresa com a notícia da sua convocação para integrar a seleção brasileira de natação juvenil. Praticante do esporte desde os quatro anos de idade, ela contou que desde o ano passado passou a se dedicar ainda mais à natação e a participar de competições com mais foco e determinação. Ela treina de três a quatro horas por dia, de segunda a sábado e, às vezes, também aos domingos. Sua rotina começa cedo, às 4h30 da manhã, e é dividida entre o esporte e as atividades escolares.

Para Ana Clara, a convocação para a seleção juvenil brasileira foi um presente, um mérito conquistado por ela, pela família, pais, amigos e professores.

“Foi uma coisa inesperada e para mim foi uma surpresa. Ainda não caiu a ficha e agora eu tenho metas. Tenho aí um grande trabalho pela frente para representar o Brasil nessa competição. Desde o começo do ano pra cá eu tinha outro objetivo, que era completar agora no final do ano a travessia da Bahia de Todos os Santos e há um mês a gente descobriu essa competição. A gente se arriscou, eu me inscrevi e a partir daí houve muito trabalho e natação. Graças a Deus consegui garantir essa vaga e vou agora tentar conseguir a medalha para o Brasil. O apoio, a motivação que eu tenho hoje em dia de todo mundo que me acompanha, que está comigo todos os dias nessa jornada, é fundamental”, afirmou.

Ana Clara declarou que está tão feliz pela convocação para a seleção brasileira que não tem nem palavras para explicar. De acordo com ela, a emoção não tem tamanho.

Cristiane Barbosa Guerra, mãe da atleta, disse que a rotina da filha é bem cronometrada e os horários dos treinos e alimentação são seguidos à risca. Além de nadar, Ana Clara também faz corrida de rua.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Ela acorda geralmente às 4h30 e tem que estar na piscina estourando às 5h15 para o treino de dobra. Ela treina duas vezes por dia e, após o treino, vai para a escola às 7h15. Estuda até 12h40, depois sai do colégio, faz as refeições, descansa até as 14h30 em casa e depois vai para a academia. Só sai 20h30 e aí janta, estuda, faz as atividades e vai dormir. Quando ela não tem o treino de dobra, acorda cedo do mesmo jeito para estudar antes de ir para o colégio. Eu cuido de toda a parte de alimentação dela e sigo o plano alimentar passado pelo nutricionista. Toda as refeições são medidas, pesadas e ela também usa a suplementação”, explicou.

O fisioterapeuta Gil Carlos Leal, que faz parte da equipe técnica da atleta Ana Clara, comentou que a jovem é acompanhada para o equilíbrio e fortalecimento muscular, evitar sobrecarga de treinos e lesões que possam afastá-la da sua rotina de treinamento.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Todo cuidado é importante, porque a partir desse momento a intensidade e a rotina de treinamentos são muito exaustivas. Uma lesão pode tirá-la dos treinos e afetar o rendimento nas competições”, afirmou.

De acordo com Gil Carlos, a equipe técnica da atleta trabalha bem alinhada. A seleção brasileira vai monitorar o dia a dia, as questões da rotina de treinamento. Para que nos momentos de competição tenha um alto rendimento e disputar de igual para igual com concorrentes de outros países.

Ana Clara vai participar das etapas do Campeonato Brasileiro de Natação, e em abril de 2019 vai disputar uma competição no Chile.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários