Acorda Cidade
Você sabia que acompanhar a consulta de pré-natal da parceira tem ajudado os homens a cuidarem mais da saúde? Uma pesquisa do Ministério da Saúde apontou que 80% deles fica mais motivado a ter uma vida saudável. A diretora do departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare, acredita a mudança de atitude está relacionada ao sentimento de paternidade.
“Quando a gente consegue levar um homem junto com a sua esposa ou companheira numa unidade de saúde e ali ele recebe um atendimento de uma consulta…Ele na hora já recebe um apoio ali ou de que ele está muito bem ou de que ele precisa se cuidar de algumas coisas que podem aparecer. Então esse é um momento muito importante porque ele está gerando uma vida então ele tem uma responsabilidade ali com o ser que vai nascer”.
O Sistema Único de Saúde oferece a estratégia Pré-Natal do Parceiro que possibilita que os homens que acompanham as gestantes também façam um check-up para saber em quais áreas precisam prestar mais atenção. A diretora do Dapes menciona alguns dos testes realizados.
“No Pré-Natal do parceiro o que a gente oferece são todos os testes rápidos: HIV, Sífilis, Hepatites. [Também] glicemia, [incentivamos] medir a pressão, índice de massa corpórea, além do hemograma que é feito, mas o resultado não é dado imediatamente. São coisas básicas que você consegue detectar um resultado de uma boa saúde ou de algum dado que saiu fora do padrão. Isso ajuda muito ele a perceber porque às vezes ele não está sentindo nada, mas ele está com alguma coisa”.
Apesar da pesquisa mostrar que o público masculino está cada vez mais cuidadoso com saúde, ainda é alto o número de homens que só procuram por assistência médica em caso de adoecimento. Para saber mais, acesse www.saude.gov.br/saudedohomem