Gessica Santos
Todos os anos milhares de brasileiros faz a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o objetivo de entrar na faculdade. Nesta edição de 2018, mais de 5,5 milhões de pessoas se inscreveram no exame. A avaliação acontece hoje (4) e no dia 11 de novembro e, é imprescindível que todos os participantes compareçam nos dois dias de aplicação e responda as questões apresentadas na prova, bem como a redação, caso queiram concorrer uma vaga no ensino superior por meio dos programas do governo Fies, Prouni e Sisu. Mas, o que acontece com quem faltar no Enem 2018?
Se faltar um dia no Enem o que acontece?
Existem diversos motivos que podem fazer com que os estudantes não compareçam em um dos dias de prova. Faltar no Enem pode implicar na realização da prova no próximo ano, porém, há casos específicos em que é possível fazer a reaplicação da prova. Entenda:
O que acontece se faltar na prova do Enem quem conseguiu a isenção?
O participante beneficiado com a isenção da taxa de inscrição do Enem 2018 que não comparecer às provas nos dois dias de aplicação só conseguirá nova isenção no Enem 2019 se justificar sua ausência no exame. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a justificativa de ausência se deve ao prejuízo causado aos cofres públicos por aqueles que obtiveram a isenção e deixaram de comparecer a avaliação.
O que acontece se faltar na prova do Enem quem pagou a taxa de inscrição?
Nesse caso o MEC não aplica nenhuma punição. Esses participantes não precisam justificar ausência, caso queiram participar da próxima edição do exame.
O que acontece se faltar na prova do Enem por problemas de logística?
Quem não conseguir chegar a tempo para fazer a prova do Enem por problemas relacionados a logística ou infraestrutura pode tentar participar da reaplicação da prova. O pedido deve ser realizado on-line na página do participante Enem em até cinco dias úteis após o último dia da avaliação, que acontece no domingo 11 de novembro. Os casos serão julgados, individualmente, pela Comissão de Demandas. A aprovação ou reprovação será comunicado por e-mail e/ou celular, via SMS, cadastrados pelo participante.
Foto: Reprodução/Edital