Acorda Cidade
No período de 5 a 9 de novembro de 2018, professores, estudantes, egressos e aposentados dos quatro cursos de Letras da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) se reunirão para celebrar os 50 anos de trajetória na formação de profissionais, durante a 16ª. Semana de Letras. A programação consta de palestras, rodas de conversa, oficinas, minicursos, comunicações orais e exposições.
O curso de Letras é o mais antigo da instituição, criado em 1968, como Licenciatura Curta em Letras Vernáculas, na Faculdade Estadual de Educação, antes da constituição da Universidade, e em 1971, funcionando no casarão do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), formou a primeira turma com 28 estudantes.
Durante os 50 anos de funcionamento, o curso dedicou-se à contínua formação de professores, muitos deles oriundos de outros municípios baianos e estados brasileiros. Os egressos atuam como professores de língua portuguesa, língua inglesa, língua francesa, língua espanhola, professores das literaturas brasileira e portuguesa, tradutores, intérpretes, revisores e editores de revistas, jornais e TV, entre outras ocupações. Também muitos professores dos quatro cursos de Letras da Uefs, hoje, foram formados pela casa.
A partir das pesquisas em Letras, surgiram os mestrados em Estudos literários (Progel) e Estudos Linguísticos (PPGEL). Muitas publicações, pesquisas e projetos extensionistas foram realizados, através dos projetos de ensino de línguas estrangeiras como Portal, Palle, Nucli, e os vários núcleos de pesquisa, a exemplo do Núcleo de Leitura, Núcleo de Estudos Canadenses, Núcleo de Humanidades Digitais, Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo e outros, dirigidos a variadas áreas do campo das Letras.
Também durante a celebração, no dia 5 de novembro, ocorrerá a outorga do título de Doutor Honoris Causa ao escritor baiano Antônio Torres, por iniciativa do Mestrado em Estudos Literários (Progel), no sentido de reconhecer a rica contribuição da literatura e da cultura para a elaboração de um pensar mais humanizado e humanizador sobre o mundo.
A programação completa do evento pode ser acessada pelo link https://xvisemaletuefs.wordpress.com/. Nas redes sociais Instagram e Facebook Semaletuefs.